Nos últimos anos, a contratação de jogadores sul-americanos virou uma constante no Botafogo. Depois dos insucessos dos atacantes Escalada e Zárate, que atuaram no clube em 2007 e 2008, respectivamente, o Glorioso parece ter encontrado o perfil ideal para agradar seu torcedor, além da pontualidade técnica para corresponder dentro de campo.
Fundamentais na conquista do Campeonato Carioca de 2010, Herreira e Loco Abreu chegaram a General Severiano e logo caíram nas graças dos botafoguenses. O argentino, marcado por sua entrega, além dos bons números pelo Alvinegro – Herrera é o segundo maior artilheiro do Engenhão com 36 gols – , encantou torcedores de diferente gerações.
O uruguaio, por sua vez, foi idolatrado no Time da Estrela Soliária. Após cobrar um pênalti com cavadinha, na final do Estadual, contra o Flamengo, El Loco teve sua imagem estampada no ‘Muro dos Ídolos’, em frente à sede oficial do clube. No mais, a personalidade forte e respeito com a camisa marcaram sua passagem pelo time carioca. A dupla deixou o Botafogo em meados de 2012, quando Herrera se transferiu para o futebol árabe, enquanto Abreu foi jogar no Figueirense.
Em 2014, que começa importante para o Glorioso, já que retorna à Copa Libertadores após 17 anos, a diretoria alvinegra aposta novamente no sucesso de um ataque sul-americano. O argentino Ferreyra e o paraguaio Zeballos são as principais apostas para a temporada. Como atuaram juntos no Olimpia, o entrosamento entre ambos surge como esperança por parte dos torcedores.
El Tanque já marcou dois gols neste ano. Um deles abriu o caminho para a vitória sobre o San Lorenzo, na primeira rodada da fase de grupos da competição internacional. Zeballos, recém-chegado, ainda aguarda um documento envolvendo seu visto trabalhista para poder estrear. Como ainda não pode atuar no torneio sul-americano, a tendência é que o paraguaio seja a arma da equipe no Campeonato Carioca.
Vale lembrar que o elenco alvinegro ainda conta com o meia uruguaio Nicolás Lodeiro, identificado com a torcida, além do zagueiro Mario Riso, que possui a mesma nacionalidade. O argentino Mario Bolatti, contratado por empréstimo junto ao Internacional, é mais um estrangeiro a completar essa lista.