Uma semana após sagrar-se hexacampeão estadual, o Botafogo voltou ao Estádio de Remo da Lagoa neste fim de semana e conquistou o hepta no Brasileiro de Barcos Longos. O título veio de forma emocionante, onde os atletas de Paulinho e Xoxô venceram 12 provas, três a mais que o vice Flamengo. Os destaques alvinegros foram Uncas Tales, com sete ouros, e Lucas Verthein, com seis.

No primeiro dia de decisões, com 13 disputas entre Sub-23 e Júnior, no sábado, o Botafogo venceu sete vezes. Principal adversário no carioca e também no Brasileiro, o Flamengo venceu cinco. Bicampeão mundial, Uncas Tales participou de quatro barcos vencedores (Four Skiff, Double Skiff Leve, Double Skiff e Quatro Sem) e foi fundamental para o Fogão largar na frente. O Alvinegro entrou no domingo de competições sem a vantagem do empate.

O domingo começou com virada do Flamengo, mas o Botafogo triunfou três vezes seguidas e abriu diferença importante. Mais uma vez, o clube da Gávea voltou a encostar e deixou tudo empatado na oitava prova, faltando três para o fim das disputas. Foi a hora que a Estrela Solitária brilhou forte na Lagoa. Uncas e Lucas Verthein recolocaram o Alvinegro na frente e deixaram o time a uma vitória do título. A força das meninas de Sacopã se fez presente no Four Skiff, onde Luana, Dayane, Isabela e Nathalia levaram o ouro e garantiram o título matematicamente para o Fogão. O início da comemoração do hepta refletiu no 8 COM, última prova, que também foi conquistada pelos alvinegros.

Desde 2010 no Botafogo, o técnico Paulinho falou sobre o título com emoção e festejou o resultado.

– Esse campeonato tem um significado muito grande. Foi um ano de dificuldades, nosso maior rival elevou o nível e nossos atletas foram extremamente guerreiros para conquistar os dois títulos. É um trabalho feito com amor por todos diariamente! Sabíamos que o campeonato seria difícil e a decisão aconteceria nos detalhes, remada a remada. Nossos objetivos em 2018 foram cumpridos, mas temos muito a melhorar para conquista-los de novo no ano que vem e aumentar a hegemonia do Botafogo no remo.

Fonte: Site oficial do Botafogo