Quase seis meses após o anúncio do atacante marfinense Kalou, a torcida do Botafogo foi do êxtase à decepção. Uma das contratações de peso para a temporada, o jogador não conseguiu engrenar e acumula atuações abaixo do esperado, como contra o Athletico-PR, ontem (6).
No duelo com o Furacão, de extrema importância para que o Alvinegro conseguisse dar um passo na luta para sair da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, perdeu oportunidades de gol que acabaram pesando no resultado final.
De acordo com o site Sofascore, inclusive, o camisa 8 se tornou o jogador do Glorioso que mais chances claras desperdiçou no decorrer do Brasileirão. Foram sete, tendo convertido apenas uma — contra o Corinthians, no primeiro turno, único gol dele no clube carioca até aqui.
Oficializado como reforço no dia 9 de julho do ano passado, Kalou enfrentou problemas burocráticos para finalizar os últimos trâmites do acerto e desembarcar no Brasil, o que fez com que a apresentação fosse realizada apenas no dia 15 de agosto. Na ocasião do “sim”, o clube chegou a lançar uma linha de produtos especial para celebrar a contratação.
De lá para cá, passou por um período de adaptação, estreou e teve um início de caminhada animador, ao balançar a rede logo no segundo jogo. Após indicar um problema muscular, ficou um período afastado e, desde o retorno, alterna entre a titularidade e o banco de reserva. Com Barroca à beira do campo, iniciou contra Coritiba e Athletico-PR e foi opção contra Internacional e Corinthians.
Um dos mais experientes do elenco e com passagens por importantes clubes da Europa, Kalou também não tem conseguido ser figura de liderança em momento que o Alvinegro se encontra em situação complicada no Brasileiro, lutando para evitar a queda à Série B.
Com vínculo até o fim do ano, o marfinense tenta dar respostas mais efetivas em campo para, além de corresponder à euforia demonstrada pela torcida à época do acerto, tornar-se peça-chave na arrancada necessária nesta reta final do torneio.
Honda deu adeus
Das contratações com maior destaque para a temporada, Kalou se tornou “estrela solitária”. Na última semana, o meia japonês Honda pediu para deixar o clube. Com contrato até o fim do Brasileiro e recuperando-se de uma lesão na coxa esquerda, o ex-camisa 4 procurou a diretoria e houve um consenso para o adeus.
Pelo contrato firmado com o Botafogo, qualquer uma das partes podia rescindir o trato a qualquer momento. Irritado com a demissão do técnico argentino Ramon Díaz, no fim de novembro, o jogador ameaçou usar a cláusula naquele momento, mas optou por ficar. Após quase um mês, porém, a união foi rompida. Honda tem uma proposta do Portimonense, de Portugal, e está muito perto de um acerto.
O Kalou é lento, não se movimenta, não marca, não dribla, não corre, não se posiciona bem, não participa do jogo, não sabe dominar a bola, não sabe chutar…
Mas ele jogou no Chelsea, né, então já basta pra ser titular ??
— Fábio Bitencourt (@BitencourtFabio) January 6, 2021
MAIS UM KALOU????
QUE ISSO MEU AMIGO, 5 GOLS RIDÍCULOS QUE JÁ PERDEU.
Vai custar MUITO CARO essa brincadeirinha dele.
— Central Botafogo (@CentralBotafogo) January 6, 2021
O Kalou podia fazer igual ao ex camisa 4 e ir embora.
— BFR MIL GRAU (de ?) (@bfrmilgrau) January 6, 2021
Botafogo fechou o caixão hoje, hein. Faltam 10 jogos e são necessárias 7 vitórias – considerando um time entregue, é uma missão quase impossível. As apostas em Honda e Kalou, já em baixa na Europa, não deram retorno algum. A consequência tá aí…
— Gabriel Lutterbach (@gbLutterbach) January 7, 2021
Kalou é atacante mesmo???
— Doug Fagundes (@dougfagundes) January 6, 2021