O Núcleo de Saúde e Performance do Botafogo segue focado no melhor desempenho do elenco alvinegro e trabalha com o auxílio da tecnologia para extrair o máximo de informações possíveis. Capitaneado pelo Coordenador Científico Altamiro Bottino, o núcleo iniciou os testes de baropodometria dinâmica no elenco, que consiste em avaliar a medida da pressão nos pés dos atletas e consequentemente facilitar na leitura de possíveis correções que podem influenciar diretamente no desempenho dos mesmos.
Os testes são desenvolvidos pela empresa alemã Bauerfeind, presente no mercado desde 1929 e com experiência na tecnologia de fabricação com pesquisas modernas e testes científicos. A Bauerfeind Brasil foi inaugurada em 2011.
“O nosso objetivo com essa avaliação é identificar exatamente se existe algo na forma de pisar do atleta que possa estar prejudicando na sua performance e também na manutenção da saúde. Existem casos em que a distribuição de força pode causar um dano no pé, tornozelo, quadril e também na performance. Ou seja, ele não ganhar a velocidade que poderia, não conseguir desacelerar da maneira adequada justamente por uma distribuição equivocada das ações das forças no pé”, disse o Coordenador Científico Altamiro Bottino.
Os testes foram iniciados no Estádio Nilton Santos com a supervisão das áreas de atuação direta no processo como a preparação física, representada pelo Preparador Físico Diogo Missena, e a fisioterapia alvinegra, com o Fisioterapeura Fabio Azevedo. Tudo para integrar e buscar o melhor resultado.
“Essa é uma baropodometria dinâmica, ou seja, uma medida da pressão no pé. Essa é a ideia. Depois da coleta dos dados uma ação multidisciplinar interpreta dentro de cada ótica para que cada um dos profissionais possa contribuir nas melhores decisões junto aos atletas”, finalizou Altamiro.