Jornalista especializado em scouting desaprova contratação de Hämäläinen pelo Botafogo: ‘A princípio, não gostei da aposta’

Niko Hämäläinen, ex-lateral-esquerdo Los Angeles Galaxy
Reprodução/Instagram (@lagalaxy)

O Botafogo foi à Europa para trazer uma solução imediata para a lateral esquerda: o finlandês Niko Hämäläinen, do Queens Park Rangers. As negociações estão em estágio avançado, mas a torcida alvinegra nutre dúvidas até por ser um atleta que não disputa as principais ligas do mundo. Felipe Barros, jornalista especializado em scouting e que tem um canal no YouTube, dissecou os números do atleta e não gostou muito da opção encontrada pelo Glorioso.

– Ele sempre jogou em divisões inferiores, e vai desfalcar o Botafogo em Data Fifa para atuar pela Finlândia. Sempre cobramos o scout para olhar oportunidades diferentes no mercado, mas não é para trazer por trazer. Não acho que seja o Hämäläinen o jogador para esse novo Botafogo, nesse nível mais alto. É claro que ele pode se desenvolver, o Luís Castro pode ter observado ele e ter visto alguma característica que vai se encaixar no modelo de jogo dele, claro. Mas, a princípio, não gostei muito dessa aposta – opinou Felipe.

O jornalista pegou os números de Hämäläinen na temporada 2021, quando atuou por três meses pelo Los Angeles Galaxy nos Estados Unidos: 14 jogos e nenhum gol ou assistência. O clube em que o finlandês mais atuou foi o Kilmarnock, da Escócia, na temporada 2019/2020: 31 jogos – sendo 30 como titular -, nenhum gol e apenas uma assistência.

Não tem como característica o enfrentamento individual, não é um lateral com facilidade para driblar os marcadores e chega pouco ao fundo do campo. Teve apenas uma assistência em cinco anos. Não tem bom drible, não tem boa batida na bola no cruzamento, mas tem bons números de recuperação de posse, que disputa bem as bolas por cima. Vendo esse histórico, trata-se de um lateral burocrático no jogo ofensivo – analisou Felipe Barros.

Outros dois números chamam a atenção: no Los Angeles Galaxy, em 2021, Hämäläinen teve apenas 9% de acerto nos cruzamentos tentados. E talvez o dado mais preocupante: o lateral-esquerdo não atua desde novembro do ano passado, quando defendeu a seleção da Finlândia nas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo.

– Hämäläinen é um lateral que agrega mais no jogo sem bola do no que jogo com bola, tem força física, tem uma velocidade interessante, mas ofensivamente pouco produziu. E fisicamente não chega no auge, porque não entra em campo desde novembro de 2021. Vamos para cinco meses sem jogar, isso significa dizer que vai demorar um pouco para pegar o ritmo – frisou o jornalista.

Formado na academia do Florida FC, um dos clubes de John Textor, Niko Hämäläinen é esperado nos próximos dias no Rio de Janeiro e, a princípio, chega para um empréstimo de curta duração, até junho. Em julho, o Glorioso tem acertada a contratação de Marçal, do Wolverhampton.

Veja o vídeo:

Fonte: Redação FogãoNET e Canal FB TV

Comentários