O VAR em Botafogo x Goiás, na próxima segunda-feira (2/10), no Estádio Nilton Santos, ficará a cargo de Rafael Traci (VAR-Fifa/SC). Foi ele quem chamou o juiz Paulo Cesar Zanovelli para rever o lance da expulsão de Marçal, na última rodada, diante do Corinthians, e que se envolveu em uma das maiores polêmicas de arbitragem do Campeonato Brasileiro de 2022.
Na ocasião, Traci chamou o árbitro Savio Pereira Sampaio para rever um lance em que Philipe Sampaio cortou com a barriga dentro da área, em Internacional 2 x 3 Botafogo, logo no início do jogo, induzindo à errada marcação de pênalti e expulsão. Ele foi punido e pegou geladeira por um tempo, ficando um mês sem atuar.
Em 2023, Rafael Traci apitou em mais três jogos do Botafogo como VAR: derrota por 2 a 1 para o Goiás, vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras e empate em 0 a 0 com Cruzeiro.
Um dos assistentes do VAR, o número 2, será Paulo Roberto Alves Junior (PR). Lembra dele? Em 2019, se envolveu em polêmica em Botafogo 0 x 1 Palmeiras, em Brasília, ao marcar um pênalti de Gatito em Deyverson com ida ao VAR após ter reiniciado o jogo. O caso foi até a julgamento no STJD. É a primeira vez em que voltará a atuar em uma partida do Glorioso.
📋 Veja a escala de arbitragem de Botafogo x Goiás:
Árbitro: Braulio da Silva Machado (Fifa-SC)
Árbitro Assistente 1: Guilherme Dias Camilo (Fifa-MG)
Árbitro Assistente 2: Thiaggo Americano Labes (SC)
Quarto Árbitro: Grazianni Maciel Rocha (RJ)
Assessor: Anderson Carlos Goncalves (PR)
Árbitro de Vídeo: Rafael Traci (VAR-Fifa-SC)
AVAR: Marcus Vinicius Gomes (MG)
Assistente de Árbitro de Vídeo 2: Paulo Roberto Alves Junior (PR)
Observador de VAR: Emerson Augusto de Carvalho (SP)