O técnico do Botafogo, Bruno Lage, pediu mais critério no uso do VAR nos jogos do Campeonato Brasileiro-2023. O português elogiou a atitude da arbitragem de rever o lance da expulsão de Marçal no vídeo – inicialmente, o árbitro aplicou cartão amarelo -, na derrota para o Corinthians nesta sexta, em Itaquera.
– Cheguei recentemente ao país e quero marcar posição. Excelente decisão do árbitro em que ele entendeu que foi agressão de ir ao VAR ver. Ponto. Se o que aconteceu hoje com o Marçal tivesse acontecido nos dois últimos jogos, estaríamos aqui falando de resultados completamente diferentes. O que nós queremos é isso. Tomou uma decisão, vai ao VAR analisar e aí toma a decisão. No jogo contra o Flamengo, foram quatro decisões de VAR que mereciam ser vistas pelo árbitro e no Atlético-MG teve algumas situações. Essa é a minha posição. Nunca falei mal dos árbitros, nunca falei mal do VAR – frisou Lage.
– O que tenho dito, desde sempre, disse em Portugal, na Inglaterra e vou dizer aqui. O VAR é um elemento fundamental no auxílio aos árbitros. O árbitro deu amarelo, foi chamado ao VAR, entendeu que era outra posição. É isso que nós queremos sobre os outros jogos. Fica esclarecida essa situação. Reforço que o VAR é muito importante para que na dúvida seja consultado para tomar a melhor decisão para a verdade desportiva – completou.
Bruno Lage foi muito incisivo nas reclamações sobre a arbitragem após a derrota para o Atlético-MG na semana passada, em Belo Horizonte, dando a entender que há manipulação para que o Brasileirão seja mais equilibrado – o Botafogo é o líder isolado, com 51 pontos, sete à frente do segundo colocado Palmeiras.