Arbitragem de Fluminense x Botafogo priorizou o espetáculo…

Patrick de Paula em Fluminense x Botafogo | Campeonato Brasileiro 2022
Reprodução/Premiere

O Botafogo largou em vantagem sobre o Fluminense, poderia ter matado o jogo, mas acabou amargando o empate. Cometeu seus equívocos. Mas dessa vez a arbitragem acabou roubando a cena e marcando um polêmico pênalti que iniciou a reação dos tricolores. Não quero entrar aqui no mérito da questão, ou seja, se foi ou não pênalti. Particularmente não teria marcado. Mas o árbitro entendeu que deveria apontar a marca fatal.

MAIS! Os destinos dos jogadores em fim de contrato

A decisão entretanto levanta algumas dúvidas da minha parte. Gostaria de saber, por exemplo, se esse lance tivesse acontecido na outra área se teria sido marcado o pênalti. Acho pouco provável que o árbitro iria arriscar a sua atuação para marcar uma penalidade polêmica para um time que já estava vencendo por 2 a 0.

MAIS! A postura de Castro que incomoda alguns que não gostam do Botafogo

Outra questão envolve a participação do VAR. O árbitro de vídeo acertou ao não chamar o de campo para analisar o lance. Se Ramon Abatti viu contato e anotou a penalidade, não cabe mais ao VAR se posicionar. Mas isso me gera outra dúvida importante: se o árbitro não tivesse anotado o pênalti, qual seria o comportamento do VAR? Se tivesse tomado a decisão, ao meu ver mais correta, de entender que o contato não teve impacto pois o jogador estava caindo, o VAR o chamaria?

MAIS! Nível de reforços para 2023 vai depender dos próximos jogos do Botafogo

Acredito que o VAR, sob o pretexto de que o árbitro não teria visto o contato, o chamaria para ver o lance. Não estou aqui levantando a bandeira que o árbitro quis de propósito prejudicar o Botafogo por ser o Botafogo. Mas talvez tenha ficado tentado a dar mais emoção a um clássico que caminhava para ser decidido com facilidade pelo Alvinegro. Infelizmente estamos vivendo uma época em que os árbitros administram cartões, jogos e lances para o bem do espetáculo. Que se dane o trabalho de um time ao longo de uma semana. O importante é a atração.

Comentários