Receba notícias do Botafogo no canal do FogãoNET no WhatsApp!

Botafogo incomoda porque mostra decadência da arbitragem brasileira

84 comentários

Blog do Mansell

Blog do Mansell

Compartilhe

Expulsão de Adryelson em Botafogo x Palmeiras | Campeonato Brasileiro 2023
Reprodução/TV Globo

O Botafogo tem colecionado inimigos quando o assunto é arbitragem. Culpa do clube? Não. Responsabilidade dos constantes erros contra o time. De gol de mão a expulsões sem critério, passando por cotoveladas ignoradas e pênaltis não revisados. Esse é o repertório de absurdos que podem custar um Campeonato Brasileiro ao time. As constantes críticas dos alvinegros incomodam os árbitros. Mas não por serem injustas, excluindo logicamente as acusações sem provas contra a honra dos árbitros e que não podem acontecer. E sim porque deixam evidentes a decadência da arbitragem brasileira.

No começo da semana escrevi a maneira como Wilton Pereira Sampaio conduziu o processo de análise de gol do Cuiabá. Mostrou despreparo a garantir quer do seu ângulo não viu mão mesmo estando ainda no campo de defesa do time do Mato Grosso quando a jogada se desenrolou.

MAIS! Botafogo que vai decidir o que faz com o Brasileirão

No jogo contra o Palmeiras, Bráulio da Silva Machado sequer advertiu Adryelson com um cartão amarelo. Mas na análise do VAR teve certezas que mostram seu despreparo na condução do jogo. Ou o competente é o árbitro que sequer viu a condição de cartão amarelo ou é competente o que viu um cartão vermelho nas imagens do VAR. Lembrando que não estamos falando de agressão e sim de falta. Se formos analisar pela súmula é melhor deixar quieto.

MAIS! Botafogo está lapidando uma joia em seu elenco

Abrafut deveria cobrar melhorias

O claro pênalti em Janderson ignorado pelo VAR

A Associação de Árbitros de Futebol do Brasil tem se mostrado revoltada com críticas aos árbitros no Campeonato Brasileiro e abre representações aos que colocam em dúvida a honestidade dos árbitros. Não está errada. Mas o que tem feito para melhorar o nível da arbitragem no Brasil? Essa questão também é muito importante, pois estamos falando da entidade reconhecida pela CBF como oficial em termos de arbitragem. Esta não deveria agir de forma defensiva e sim expor as dificuldades da classe e mostrar que erros absurdos não podem fazer parte do futebol, mas que não têm ligação com honetidade.

MAIS! Por que o C.T.C.T incomoda tanto?

Lembro que após o jogo de Ana Paula Oliveira no Botafogo x Figueirense, entrevistei Edson Rezende, presidente na época da Comissão de Árbitros. Perguntei a ele se o Botafogo tinha virado um problema para a Comissão por conta dos erros dos árbitros. Com humildade me respondeu: “Não, a Comissão que se tornou um problema para o Botafogo com seus equívocos”. Humildade que falta a Wilson Seneme, que para o bem do futebol deveria entregar seu cargo. Vem dando show de incompetência ao defender o que não pode ser defendido e passar pano para erros bizarros de árbitros. Com ele no comando da arbitragem e com a Abrafut partindo para o ataque quando é criticado não teremos progressos.

Notícias relacionadas