Botafogo nas Copas: Josimar e o ‘Imagino você, torcedor botafoguense’

11 comentários

Blog do Mansell

Blog do Mansell

Compartilhe

Botafogo nas Copas: Josimar e o ‘Imagino você, torcedor botafoguense’
Arquivo pessoal

A Copa do Mundo-2022 está chegando e estamos a uma semana da estreia da Seleção Brasileira. O Brasil pega a Sérvia na próxima quinta-feira (24/11) . Então vamos recordar alguns nomes que vestiram a camisa do Botafogo e disputaram o Mundial no período em que estavam defendendo o clube. Não é um espaço para lembrarmos aqueles consagrados, como Nilton Santos e Mané Garrincha. As lendas são lembradas sempre, e com justiça. Vamos falar daqueles que são menos falados, mas também importantes. Josimar é o primeiro personagem.

Josimar não estava na lista que disputaria a Copa do Mundo de 1986. Não vinha sendo lembrado por Telê Santana. Mas o treinador decidiu apostar nele quando Leandro desistiu da Copa do Mundo após o corte de Renato Gaúcho.

Telê na época chamou Josimar apostando que ele seria apenas o reserva de Edson Boaro. Mas o lateral corintiano se lesionou e Josimar entrou no time. Na terceira rodada, diante da Irlanda do Norte, o craque fez um dos gols mais bonitos do torneio.

MAIS! Desmanche, venda de Jeffinho… SAF muda vida do Botafogo

Josimar nos tempos de Botafogo – Foto: Reprodução Youtube

Josimar recebeu passe de Alemão, outro botafoguense do elenco, e mandou uma bomba de fora da área. A narração de Luciano do Valle marcou aquele golaço.

Eu imagino você, torcedor botafoguense. Você, torcedor botafoguense – disse o narrador.

Veja o vídeo abaixo:

Josimar costuma lembrar o lance com muito carinho.

Confesso que na hora do chute sabia que ela ia em direção ao gol, pois treinava muito. Mas só depois fui perceber a importância do lance – disse ele em uma entrevista à “BBC” da Inglaterra, que colocou o golaço contra a Irlanda do Norte como o oitavo mais bonito da história das Copas do Mundo.

Josimar virou revista na Noruega – Foto: Reprodução Youtube

Nas oitavas de final Josimar marcaria outro golaço diante da Polônia. Ele dominou pelo lado direito e chutou ao tentar ir ao fundo. A bola pegou efeito e entrou, em uma espécie de golaço espírita. O Brasil seria eliminado pela França nas quartas de final, acabando com o sonho de Mister Josi de ser campeão mundial.

Apesar disso sua fama correu tanto o mundo que ele chegou a vira nome da revista de futebol mais popular da Noruega.

MAIS! Os critérios do Botafogo com os jogadores em fim de contrato

Josimar fez história no Botafogo

Josimar chega com o troféu do Torneio Palma de Mallorca conquistado pelo Botafogo em 1988
Josimar na conquista do troféu do Torneio Palma de Mallorca conquistado pelo Botafogo em 1988

Cria das categorias de base do Botafogo, Josimar defendeu o clube em um momento confuso da história alviengra: o jejum de 21 anos sem conquistas. Foi lançado em 1981 nos profissionais, mas logo notaram se tratar de um atleta diferenciado.

MAIS! Os critérios do Botafogo com os jogadores em fim de contrato

Josimar e Luisinho foram os únicos integrantes das categorias de base do Botafogo a participarem como titulares da final contra o Flamengo em 1989, que quebrou o jejum. O gol de Maurício dava o primeiro título da carreira oficial de Josimar.

Após aquele título Josimar deixou o Botafogo, mas não conseguiu fazer sucesso com nenhuma outra camisa. Algumas polêmicas na vida pessoal prejudicaram a sua carreira. Mas nada vai apagar a sua trajetória naquela Copa do Mundo.

Notícias relacionadas