Usamos cookies para anúncios e para melhorar sua experiência. Ao continuar no site você concorda com a Política de Privacidade.

Jogos

Carioca

17/04/21 às 16:00 - Maracanã

Escudo Fluminense
FLU

X

Escudo Botafogo
BOT

Copa do Brasil

14/04/21 às 21:30 - Frasqueirão

Escudo ABC
ABC

1

X

1

Escudo Botafogo
BOT

Campeonato Carioca

10/04/21 às 21:05 - Raulino de Oliveira

Escudo Volta Redonda
VRE

2

X

2

Escudo Botafogo
BOT

Botafogo segundo time? Só pode ser brincadeira!

0 comentários

Blog do Mansell

Blog do Mansell

Compartilhe

Torcida do Botafogo em Botafogo x Sol de América | Copa Sul-Americana 2019
Vítor Silva/Botafogo

Vi o resultado de uma pesquisa que apontava o Botafogo como o segundo time preferido de boa parte dos torcedores do Flamengo. “Segundo o estudo, do Ibope, o Alvinegro é o clube que mais conta com torcedores mistos. São 45% que veem o clube como um segundo time, enquanto 55% deles são “fiéis” e não dividem sua paixão com mais nenhuma equipe. E onde entram os flamenguistas nesta história? É que, de maneira um tanto quanto inesperada, destes 45% que simpatizam com o Botafogo a maioria (40%) é de torcedores do Flamengo.”

Máscaras do FogãoNET para torcedores do FogãoNET durante a quarentena da pandemia do novo coronavírus (COVID-19)


Com todo respeito ao instituto, a pesquisa provavelmente apresenta algumas falhas. Vícios comuns de qualquer pesquisa. É aquela história do cidadão que antigamente, quando o voto era no papel, escrevia o nome do macaco Tião. Ou então dos internautas que elegeram Sidão o craque daquele Santos x Vasco, levando o arqueiro a uma entrevista constrangedora. Vários desses flamenguistas provavelmente deram essa resposta justamente com o objetivo de ridicularizar o adversário. Faz parte do jogo divertido entre torcedores. Seria interessante verificar o que os especialistas do Ibope têm a dizer desta possibilidade.

Banner Dia dos Namorados da loja do FogãoNET (presentes para torcedores do Botafogo)


Rivalidade foi comentada por especialista

Volto a dizer que não questiono a seriedade da pesquisa. Mas sim a seriedade da resposta dos entrevistados. Curiosamente, poucos dias antes, José Colagrossi, diretor-executivo do Ibope Repucom, deu uma declaração falando da rivalidade entre flamenguistas e botafoguenses. E manifestou um sentimento comum dentre os botafoguenses.

– Postei em meu Twitter que o líder do ranking dos clubes brasileiros que mais cederam jogadores para a Seleção Brasileira em Copas do Mundo é o Botafogo. Não há novidade nisso. Vem um flamenguista falar “de novo essa história?” Não era esse o ponto. Há jogadores de Portuguesa, Portuguesa Santista, São Cristóvão, América. Clubes que são lembranças do que foram no passado. Mas o Botafogo está aí, segue resistindo. Nenhum clube do Brasil apanhou mais, mas continua vivo, lutando, brigando e torcendo. Isso incomoda as pessoas. Você não vê flamenguista falar tanto de Fluminense ou de Vasco quanto fala de Botafogo. O interessante é que o botafoguense só zoa flamenguista, não zoa tricolor ou vascaíno, se põe no nível do Flamengo. Hoje não no campo. O botafoguense é atrevido, toma três tapas e continua lutando. Isso incomoda. As pessoas queriam que nós sumíssemos. Não vamos desaparecer, sumir ou ir embora, vamos continuar brigando e lutando, é a essência do DNA de ser Botafogo – afirmou José Colagrossi ao Canal do Fabiano Bandeira.

José Colagrossi diz que irmãos Moreira Salles podem assumir o esporte do Botafogo
José Colagrossi comentou rivalidade Flamengo x Botafogo

Qualquer um que participe de um simples grupo de WhatsApp que tenha flamenguistas e botafoguenses sabe que o torcedor rival zoa com mais prazer o Alvinegro do que os seguidores dos demais times. E a recíproca é verdadeira. Faz parte da rivalidade histórica. Faço um desafio para qualquer torcedor que acompanhe o FogãoNET para observar se isso não é real. Com todo respeito a esta pesquisa: só pode ser brincadeira!

Fonte: Redação FogãoNET

Comentários