O Botafogo recentemente foi alvo de críticas de dirigentes de outros clubes por não ter jovens da base no time titular que lidera o Campeonato Brasileiro. Apesar disso a evolução nas categorias de base é muito grande com a nova mentalidade. E o maior exemplo disso é a forma de se lançar os garotos, escancarada com as estratégias envolvendo Matheus Nascimento e Bernardo Valim.
Não sei se é possível dizer isso, mas Matheus Nascimento é uma espécie de veterano do Botafogo mesmo com apenas 19 anos. Um jogador que foi lançado de forma equivocada pela gestão anterior do clube. Por muito pouco poderia ter sido queimado. Só não foi porque Luís Castro aos poucos vem recuperando o centroavante.
MAIS! Barca? Quem pode deixar o Botafogo?
Por várias vezes ouço de torcedores do Botafogo a pergunta se Matheus Nascimento tem condições de brilhar. Mas temos que lembrar de todo este processo dele no clube e apostar que ele ainda pode render muito ao Glorioso.
MAIS! CBF tem que explicar árbitros dos clássicos de Botafogo e de Palmeiras
Bernardo Valim e a nova estratégia

Bernardo Valim faz um caminho completamente diferente do que vimos com Matheus Nascimento. Com um elenco mais qualificado e uma estratégia inteligente, vem sendo trabalhado para ser lançado na hora mais certa.
MAIS! Alerta para alguns? Botafogo mostra força nos bastidores
O próprio Valim destacou isso recentemente. Estou bem tranquilo, sei que as coisas vão acontecer quando eu tiver mais preparado possível. É bom dar uma segurada para não pular etapas e estar o mais maduro possível para não cometer erros por ansiedade – pontuou em entrevista ao GE.
MAIS! Por que o Botafogo deve evoluir depois do recesso?
Cobrar do Botafogo jogadores da base no time titular é uma bobagem neste momento. O clube vem buscando referências internas, como Víctor Cuesta e Tiquinho Soares, para que os jovens tenham em quem se espelhar e possam navegar mares tranquilos quando lançados. O resto é papo de boteco ou inveja de quem gostaria de estar na posição do Botafogo.