O Botafogo não vem crescendo apenas dentro de campo. A liderança do Campeonato Brasileiro, que não vinha há muito tempo, um elenco de qualidade e um futebol em bom nível animam os torcedores. Mas o que mais pode trazer tranquilidade para o futuro é a força que o clube vem mostrando nos bastidores. Falo dos bastidores que realmente interessam. É importante falar assim pois não estou me referindo aqui a entidades como CBF e Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeio (RJ).
Falo dos bastidores que realmente interessam porque são aqueles que vão tomar conta do futebol brasileiro no futuro. A chegada das SAFs ao futebol brasileiro de certa maneira parece deixar a CBF e a Ferj desesperadas. Já falamos disso em outras ocasiões. Olhar para essas entidades como relevantes pode ainda ser importante. Entretanto não vejo como o Glorioso possa mudar sua realidade neste sentido.
MAIS! Botafogo e Luís Castro recebem recado sobre janela de reforços
Os bastidores que realmente interessam são os da Libra, por exemplo, onde o Botafogo foi alçado ao papel de protagonista, juntamente com Vasco e Cruzeiro, justamente pela sua condição de SAF. Haja vista que o fundo Mubadala, dos Emirados Árabes Unidos, mudou a proposta de compra dos direitos do Brasileirão junto à Libra na tentativa de atrair justamente o Glorioso e os outros dois clubes, que ameaçam romper com o grupo. A informação é do jornalista Rodrigo Mattos, do “UOL”, e foi confirmada por outros veículos.
MAIS! Discussão sobre futuro do Botafogo é papo de boteco
Botafogo está mais maduro

No Campeonato Carioca vimos um sinal de que as coisas estavam começando a mudar. O não do Botafogo ao que foi negociado pelos direitos de transmissão de certa maneira esvaziou a competição, que não teve premiação. Além disso a empresa que tem os direitos de transmissão já sinalizou que vai ter que negociar melhor com o clube e com o Vasco, outro que se recusou a assinar, para a temporada de 2024.
MAIS! CBF, Fifa… a falta de transparência em jogo do Botafogo
Obstáculos ainda vão existir e deixar os torcedores chateados. É um jeito diferente para definir os critérios de classificação para a Copa do Brasil aqui, um pênalti não marcado no Janderson ali, uma vista grossa para o Thiago Maia acolá. Coisas do futebol. Obras do destino. Mas o destino que ninguém pode fugir é que não adianta mais chegar com uma paçoca e duas mariolas porque o Botafogo voltou a perceber a sua força. Voltou a ser protagonista e está mais maduro. E isso incomoda muito a alguns.