Antes que alguém venha falar que é choro ou uma tentativa de transferir responsabilidades, o Botafogo vem cometendo muitos equívocos ao longo da temporada. A troca de técnicos vem sendo absurda, o elenco foi montado de maneira incorreta e o maior erro, este há mais tempo cometido, foi colocar o senhor Nelson Mufarrej e sua omissão na presidência. Mas é importante que todas as deficiências do Botafogo não escodam a maneira como o time vem sendo prejudicado covardemente pela arbitragem. Chega a passar a impressão de que a CBF tem o desejo de afundar o clube justamente em um momento que o Glorioso vinha tentando encontrar uma fórmula de se reestruturar.
Desde que saiu o discurso de que o S/A depende da permanência na elite nacional que o Botafogo vem sendo atacado pelos árbitros nos jogos. Mas teoria da conspiração à parte, com todos os problemas e erros cometidos pela diretoria incompetente, se não fossem os pontos roubados pelos árbitros com seus erros o Alvinegro sequer estaria na zona de rebaixamento. E olha que o abismo para fora da degola está grande.
Erros foram minando o Botafogo

O pênalti em Kalou, que teve um igual marcado para o Flamengo, mas que foi ignorado no marfinense, é apenas um exemplo. Assim o Botafogo foi perdendo seus pontos. No pênalti dado para o Flamengo nos acréscimos do jogo do primeiro turno. No pênalti inventado para o Bahia em Salvador. Nas faltas da derrota em casa para o Internacional, ignoradas quando beneficiaram o Grêmio no Rio Grande do Sul. Aos poucos a arbitragem minou o o Botafogo no Campeonato Brasileiro.
O pior disso tudo é saber que nada acontece. A CBF não age para mudar diante de erros cometidos na cara dura. Os equívocos prejudicam sempre os mesmos times. A CBF trata o fato como azar. Enquanto o futebol tiver essa mentalidade vai ser difícil empatar os 7 a 1.