Honda vai estrear pelo Botafogo no domingo, contra o Bangu, pela Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca. Como o Botafogo é um clube rico em histórias e ídolos, vamos relembrar como foi o primeiro jogo oficial de alguns estrangeiros que marcaram a história recente do Alvinegro.

Honda deveria ter estreado contra o Paraná. Entretanto, um quadro febril o afastou do jogo.

Como Honda vai estrear em um jogo oficial, adotei este critério também para analisarmos os demais estrangeiros. Alguns até estrearam em amistosos, porém, o que vale mesmo é quando tem três pontos em jogo.

Alguns dos que mais se destacaram tiveram estreia decepcionante, como Loco Abreu. Entretanto, o uruguaio se tornaria um dos principais ídolos da história recente do Glorioso.

Abaixo relembre como foi o primeiro jogo oficial de alguns estrangeiros do Botafogo:

LOCO ABREU

Loco Abreu virou ídolo no Botafogo

O artilheiro Loco Abreu teve uma estreia pelo Botafogo para se esquecer. Ele integrou o time que foi goleado pelo Vasco por 6 a 0 pela Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca de 2010. O duelo rendeu a queda do técnico Estevam Soares e logo depois Joel Santana foi contratado. O Glorioso deu a volta por cima e foi campeão estadual ganhando a própria Taça Guanabara e a Taça Rio. Na final do segundo turno Loco com,eçou a virar ídolo da torcida com o gol de cavadinha na decisão contra o Flamengo, que garantiria o caneco ao Botafogo.

HERRERA

Herrera estreou marcando golHerrera estreou marcando gol

Companheiro de Loco Abreu no ataque do Botafogo, Herrera estreou no primeiro jogo do Botafogo em 2010. Foi no triunfo de 3 a 2 sobre o Macaé no Estádio Godofredo Cruz, em Campos. O argentino fez o primeiro gol do jogo. Um começo com o pé direito.

Na final da Taça Rio de 2010 Herrera também brilhou. O argentino fez um dos gols da partida contra o Flamengo. Além disso, demonstrou muita raça ao longo de toda a competição.

SEEDORF

Seedorf no jogo Botafogo x Fluminense pela Taça Rio de 2013Seedorf foi uma contratação de grande impacto no Brasil

Seedorf também não teve uma bela estreia pelo Botafogo. O jogador atuou por um Glorioso que foi derrotado pelo Grêmio por 1 a 0 no Estádio Nilton Santos. A partida foi válida pelo Campeonato Brasileiro de 2012. O holandês teve uma atuação considerada boa pela imprensa na época, mas viu outro estrangeiro, o boliviano Marcelo Moreno, definir o confronto.

Seedorf teve papel importante da conquista da vaga na Copa Libertadores de 2014. Entretanto, o jogador encerrou carreira e não disputou o torneio continental.

Dois ainda estão no elenco

GATITO FERNÁNDEZ

Gatito Fernández é o paredão do Botafogo

Gatito Fernández fez seu primeiro jogo oficial pelo Botafogo na derrota para o Madureira por 2 a 0. Foi o primeiro jogo do Botafogo no Campeonato Carioca de 2017. De olho na Copa Libertadores, o Glorioso não valorizou o Estadual daquele ano e a atuação da estreia foi um sinal disso.

Gatito e o Botafogo não foram bem no Estadual. Entretanto na Copa Libertadores o Botafogo fez jogos memoráveis e chegou até as quartas de final.

JOEL CARLI

Capitão do Botafogo, Joel Carli desperta interesse de Coritiba, Goiás e SportJoel Carli foi autor do gol do título de 2018

Autor do gol do título de 2018, Joel Carli fez seu primeiro jogo oficial pelo Botafogo no Campeonato Carioca de 2016. Foi no triunfo de 1 a 0 sobre o Resende. O argentino, porém, já havia estreado em amistosos na pré-temporada, tendo inclusive feito um gol diante do Rio Branco-ES. Entretanto, o critério usado se refere a jogos oficiais.