Keisuke Honda é outro jogador no Botafogo. Isso é visível pelas últimas atuações. Dois fatores contribuíram para isso: a adaptação ao futebol brasileiro e a mudança de posição que foi executada pelo jogador por determinação do técnico Bruno Lazaroni. O melhor disso tudo é que Salomon Kalou pode ter o mesmo crescimento do japonês daqui a algumas semanas.
Logo após o clássico contra o Flamengo escrevi neste espaço que a postura de Honda era animadora. O jogador, em redes sociais, elogiou a atuação do time, mas lamentou não ter jogado bem. O primeiro passo para evoluir é admitir que precisa crescer. No jogo contra o Vasco, pela Copa do Brasil, Honda mostrou aquele tipo de estalo que mostra que o jogador já se adaptou ao novo ambiente. A pandemia foi cruel com o japonês. Honda estreou e três dias depois o futebol parou.
Lazaroni foi determinante para o crescimento de Honda

Por fim Honda cresceu quando Lazaroni o deixou solto em campo para criar. Um jogador com a disciplina do japonês, que parece buscar sempre e evolução, com certeza vai produzir se estiver solto. E foi isso que vimos contra o Sport. Ele correu o tempo todo, fez um gol e por muito pouco não deixou o segundo.
Kalou pode ter o mesmo crescimento. Assim como aconteceu com Honda há algum tempo, é claro que o marfinense ainda está sem o tempo de bola do Campeonato Brasileiro. Aos poucos vai pegar isso, como todo craque consegue. E quando isso acontecer o Botafogo terá dois e não mais um acima da média.