Semelhanças? Bruno Lage pode se inspirar em Marinho Peres no Botafogo

37 comentários

Blog do Mansell

Blog do Mansell

Compartilhe

Semelhanças? Bruno Lage pode se inspirar em Marinho Peres no Botafogo
Vitor Silva/Botafogo

A morte de Marinho Peres na segunda-feira fez a torcida do Botafogo se lembrar da curta passagem do treinador pelo Alvinegro. Foram apenas quatro meses. A maior parte do tempo marcou uma época conturbada. Mas guarda um pouco de semelhanças com Bruno Lage. Aliás, se a melhor maneira de construir um bom futuro é conhecendo o passado e entendendo o presente, o português pode se inspirar em Marinho Peres, pois vai dar certo.

Assim como Bruno Lage, Marinho Peres sofreu com as comparações com o antecessor. Se a arrancada histórica de Luís Castro no Brasileirão recai como um fardo nas costas de Bruno Lage, Marinho Peres teve que conviver com o fantasma de Paulo Autuori, que deixou o clube poucos dias depois do título do Brasileirão de 1995 por conta de uma proposta de Portugal.

MAIS! Botafogo tem motivos para reclamar da mídia

Marinho Peres assumiu com a missão de manter o trabalho. Seu maior mérito, e aí a parte que pode servir de espelho para Bruno Lage, foi entender que não precisava mudar nada. A maior parte do time estava acostumada ao estilo de Paulo Autuori. Deu tão certo no começo que o Botafogo conquistou a Taça Cidade Maravilhosa, um pequeno Campeonato Carioca disputado apenas por times da capital no sistema de pontos corridos. E foi de forma arrasadora. O Alvinegro ganhou os seis primeiros jogos, sendo campeão por antecipação. A taça foi entregue em um 2 a 2 com o Flamengo na rodada final.

MAIS! Botafogo terá muitos cavalos selados pela frente

Marinho Peres foi campeão

Marinho Peres sabia que não poderia manter aquele estilo sempre. Mas em um primeiro momento seria fundamental para a conquista daquele título. Aliás, troféu este que a Ferj poderia apoveitar a morte de Marinho Peres para considerar um título carioca. Já que temos até campeões duas vezes em um mesmo ano aqui no Rio de Janeiro. Seria justo.

MAIS! Botafogo segue atropelando fora de campo

Depois do torneio Marinho Peres se viu obrigado a começar a mexer um pouco no jeito de jogar do time. Bentinho, contratado para a vaga de Donizete, tinha características diferentes do Pantera. Uidemar não marcava como Leandro Ávila. O clube não encontrou um bom substituto para Sérgio Manoel, que tinha aceitado proposta do Japão. Aos poucos o time campeão foi passando por uma transformação e Marinho acabou saindo apenas quatro meses depois de assumir. Mas foi campeão pelo Botafogo. Meta que Bruno Lage com certeza vai perseguir. E tem tudo para conseguir. Basta não inventar como fez contra o Flamengo. Mas ele parece ter aprendido e tudo indica que o Botafogo seguirá forte rumo ao caneco.

Notícias relacionadas