O Botafogo entrou de uma vez por todas na luta pelo acesso para a elite. A entrada no G-4 é simbólica. Logicamente que o torcedor gosta de ver seu time na parte nobre da tabela. Melhor que isso só se fosse na liderança. Mas em um torneio com quatro campeões o maior compromisso é com a pontuação. E aqui vai uma boa comparação. Em 2015, ano em que ganhou com sobras o caneco da Série B, o Botafogo tinha apenas um ponto a mais do que tem agora na 21ª rodada.
Com o triunfo por 1 a 0 sobre o Coritiba, no Sul, o Botafogo termina a rodada 21 com 35 pontos. Nesta mesma etapa da competição, o Alvinegro estava com 36 pontos em 2015. Mas na rodada 21 perdeu de 2 a 1 para o CRB em Maceió (AL).
Botafogo começa melhor o returno de 2021

A grande diferença das campanhas está no primeiro turno, quando o Botafogo foi melhor em 2015. Somou 36 pontos. Isso mesmo. A permanência com 21 pontos na rodada 21 se deve ao fato de que naquela ocasião o Alvinegro teve um péssimo início de returno, perdendo de 3 a 2 para o Paysandu em casa e para o CRB, derrota já citada. Agora o Botafogo ganhou as duas primeiras rodadas do returno: Vila Nova e Coxa.
Após esses tropeços o Botafogo voltou a melhorar e chegou a fazer mais 36 pontos, terminando com 72 pontos e ganhando o caneco por antecipação. Naquela mesma Série B o quarto colocado foi o América-MG, que fez 65 pontos. Mas o acesso viria com 64, já que o quinto colocado Náutico fez 63 pontos. Aos poucos o time de Enderson Moreira vem se aproximando do objetivo.