Show de Alex Alves e Renato Gaúcho de artilheiro… Botafogo tem história contra maranhenses na Copa do Brasil

5 comentários

Blog do Mansell

Blog do Mansell

Compartilhe

Alex Alves com a camisa do Botafogo
Reprodução

O Botafogo vai enfrentar o Moto Club na primeira fase da Copa do Brasil. O Alvinegro nunca duelou com este rival pelo torneio. Mas o Glorioso tem histórias dos confrontos com times daquele estado no torneio nacional. O Fogão por duas vezes cruzou o caminho dos maranhenses com um total de três jogos e três vitórias.

A última vez foi em 2004, pela primeira fase da competição. O Botafogo visitou o Maranhão na Arena Castelão. Alex Alves deu um verdadeiro show, anotando quatro gols na goleada de 5 a 0. Ele abriu o placar logo no primeiro minuto. Valdo ampliou aos 37.

Depois disso só brilhou a estrela de Alex Alves, que marcou três vezes e definiu a classificação. Naquele ano o regulamento previa que um time avançaria sem a necessidade do jogo da volta se ganhasse por dois ou mais gols de vantagem como visitante.

O Alvinegro entrou em campo naquele dia com Jéfferson, Márcio Gomes, Gustavo Lazzaretti, Sandro e Jorginho Paulista; Fernando, Carlos Alberto, Valdo e Camacho; Hugo e Alex Alves. O treinador era Levir Culpi.

Renato Gaúcho decidiu para o Botafogo contra o Sampaio Corrêa

Alex Alves chuta para fechar a goleada contra o Maranhão (Foto: Youtube)

Antes da goleada de 5 a 0 sobre o Maranhão, o Botafogo enfrentou outro maranhense na Copa do Brasil. Foi o Sampaio Corrêa, na primeira fase de 1991. O time dirigido por Valdir Espinosa não teve dificuldades para se classificar.

Na partida de ida o Botafogo derrotou o Sampaio por 2 a 1 na Arena Castelão. Marcelo Carioca, centroavante revelado nas categorias de base, e Vivinho, ex-Vasco, fizeram os gols do Glorioso no primeiro tempo. Ismael viria a descontar aos 42 do segundo tempo.

O Botafogo preservou seus titulares e entrou em campo naquela partida com: William Bacana, Paulo Roberto, Renato Martins, André e Jefferson; Pingo, Juninho e Sandro Ventura; Pichetti, Marcelo Carioca e Vivinho.

A partida de volta aconteceu no Estádio Caio Martins, em Niterói. Valdir Espinosa não quis correr riscos e usou os titulares. O Alvinegro ganhou por 3 a 1. Renato Gaúcho foi o nome do jogo com dois gols. Vivinho fez mais um. Lamartine descontou. O Glorioso formou com: Ricardo Cruz, Paulo Roberto, Gilson Jader, André e Renato Martins; Pingo, Djair e Sandro; Renato Gaúcho, Marcelo Carioca e Vivinho.

Veja como foi o sorteio da Copa do Brasil e confira a análise do Moto Club, adversário do Botafogo na 1ª fase:

Notícias relacionadas