O Botafogo não deve se posicionar oficialmente sobre integrantes da barca de jogadores. Como todo clube, tenta preservar os jogadores. principalmente aqueles que estão com contrato em vigor e uma desvalorização seria muito ruim. Mas basta ouvir com atenção a entrevista do técnico Tiago Nunes depois da derrota de 3 a 1 para o Internacional que vamos perceber que a barca que vai sair do Glorioso é bem robusta.
Quando olhamos para o elenco do Botafogo acreditamos que ele não seria capaz de uma derrocada no segundo turno do Campeonato Brasileiro justamente pela experiência. Mas infelizmente confundimos experiência com força mental. Tiago Nunes deixa evidente em sua entrevista essa diferença e como é importante ter jogadores que suportem a pressão. Penso que o perfil de jogadores é importante nesse momento. Mas isso não representa idade, representa experiência em jogadores acostumados a competir nesses momentos de muita pressão – disse ele, , em declarações reproduzidas pelo “GE”.
MAIS! Justiça comum e os cuidados para o Botafogo
Até que ponto alguns jogadores experientes do elenco suportaram a pressão nos momentos complicados? Se olharmos por exemplo Tchê Tchê vamos notar que esse se saiu bem. Manteve o bom nível de atuação, inclusive quando foi jogada para vários lados do campo pelos treinadores que lá passaram. Mas nem todos foram assim.
MAIS! Mostrou a face? A entrevista de Diego Costa
Barca do Botafogo não é caçar bruxas

Em outro ponto da entrevista, Tiago Nunes volta ao tema.
– Para disputar tanto torneio nacional quanto as competições internacionais você tem que ter jogadores que tenham não só força, mas também resistência mental, porque são muitos jogos em uma temporada, são muitos desafios – completou Tiago.
MAIS! O que há de sério no alerta de um ex-árbitro ao Botafogo
As frases colocadas na entrevista deixam claro que o clube vai mudar parte desse elenco. Além disso o sentimento interno de que é preciso um bom investimento caminha para mudanças profundas no elenco. Claro que não estamos falando de caçar as bruxas, pois tem muita gente boa. Mas que o clube se enganou em alguns casos na combinação experiência x força mental, com certeza se enganou.