O Botafogo fez três jogos na Série B do Brasileiro. Continuo achando após sete pontos conquistados que a luta pelo acesso vai ser complicada. Mas hoje é muito mais animadora. Entretanto os desempenhos do time e dos seus adversários em campo mostram que o Botafogo não vai ser o patinho feio que tanto se pensava.
Antes de o torneio começar era comum ouvirmos frases do time: “O Botafogo não sobe e ainda vai cair”. Ou então: “Desse jeito a Série C é logo ali e não sobe mais”. Frases que mostram um desconhecimento da Série B.
O Botafogo do Carioca e da Copa do Brasiul ameaçava o acesso. Inclusive ainda é muito cedo para dizermos que o acesso vai vir ou que o Botafogo vai subir com facilidade. Seria cometer o mesmo equívoco de quem dizia que o time cairia.
Botafogo poderia ter vencido Vila Nova

Vila Nova, Coritiba e Remo mostraram que o Botafogo não é o patinho feio da Série B. Quem deu mais trabalho dos três foi o Coritiba, o que era esperado. O Botafogo só não ganhou do Vila Nova porque ainda não estava organizado e intenso. Além disso já vi outros times do torneio jogando e são times bem feios, como Brasil de Pelotas ou Confiança por exemplo.
Há times que vão brigar pelo acesso ou que têm condições para isso. Casos de Goiás, Náutico e CRB, por exemplo, além de Cruzeiro e Vasco, mais pela tradição. A Raposa ainda precisa evoluir mais. O Vasco parece ser a mesma questão do Botafogo, precisa ganhar confiança a cada rodada. O importante dos três primeiros jogos é mostrar que o Botafogo está longe de ser o patinho feio da Série B.