O Botafogo terá um reencontro domingo, na Ilha Retiro, com Jair Ventura, atualmente técnico do Sport. Identificado com o clube alvinegro, o treinador o terá pela segunda vez como adversário.
Único duelo
A primeira e única vez foi em 2018, pelo Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o Botafogo venceu por 1 a 0 no dia 4 de novembro, com gol de Rodrigo Lindoso de cabeça, no Estádio Nilton Santos. O jogo marcou a volta de Gatito após meses lesionado. O goleiro paraguaio fez um milagre em chute à queima-roupa de Léo Santos nos acréscimos.
História no Botafogo
Jair Ventura teve história de dez anos no Botafogo, entre técnico da base, interino e treinador do time profissional. Foram 99 jogos, nenhum título, mas uma grande arrancada em 2016 da zona de rebaixamento até a classificação para a Libertadores. Em 2017, fez boas campanhas, como a ida às quartas da Libertadores e a semifinal da Copa do Brasil. Faltou ser campeão ou voltar à principal competição sul-americana. Saiu no fim do ano para o Santos.
Monte Everest
Filho de Jairzinho, Jair tinha boa identificação com a torcida do Botafogo, mas a irritou com uma declaração sobre o “Monte Everest”, quando perguntado sobre uma nova classificação à Libertadores.
– A gente fala em obrigação. Você já escalou o Monte Everest? Não podemos ter obrigação com uma coisa que nunca aconteceu. O Botafogo nunca foi em dois anos seguidos para a Libertadores. Nunca fui à Lua. Vamos procurar essa classificação, mas sem pressão – afirmou à época Jair Ventura, que hoje diz ter sido um erro do qual se arrepende.
Campanha no Sport
Sem clube desde 2018, ano em que trabalhou em Santos e Corinthians, Jair Ventura voltou à Série A em 2020 e assumiu o Sport. Faz boa campanha, com nove jogos, cinco vitórias, um empate e três derrotas. Tirou o time da zona do rebaixamento e hoje está na oitava posição, com 20 pontos. No último jogo, perdeu por 3 a 0 para o Flamengo, no Maracanã. Domingo, volta a encarar o Botafogo.