Negociado em 2019 com o Almería, da Espanha, o lateral-esquerdo Jonathan teve seu nome oferecido à diretoria do Botafogo para retornar ao clube após duas temporadas atuando no futebol europeu. Mas o Boletim do C.E apurou que a situação não avançou.
Jonathan deixou o Botafogo após apenas 17 partidas como profissional, em 2019, e foi vendido ao Almería por € 1 milhão (R$ 4,5 milhões na época), sendo que o valor foi dividido entre o Alvinegro e o Nova Iguaçu, já que cada um tinha 50% dos direitos econômicos do jogador.
Em sua primeira temporada na Europa, Jonathan atuou em 22 jogos pelo Almería na Segunda Divisão 2019/2020. Depois, foi emprestado ao Las Palmas, também da Segunda Divisão espanhola, e fez 13 jogos, não conseguindo ter uma sequência como titular.
Por isso, o Almería acredita que recolocá-lo no mercado brasileiro, para poder ganhar mais experiência, por empréstimo, é uma boa ideia. Jonathan tem contrato com o clube espanhol até junho de 2024 e desperta o interesse de dois clubes da Série A do Brasileirão.
Botafogo não busca laterais
Apesar da saída de PV para o Internacional, o Botafogo não busca um novo lateral-esquerdo, como já deixou claro o técnico Marcelo Chamusca em entrevista. Para a posição, o clube conta no momento com Guilherme Santos, Rafael Carioca e Hugo. A prioridade da diretoria no momento é um zagueiro.