Trampolim? Trecho de nota do Botafogo para anunciar empréstimo de Jeffinho dá margem para torcida chamar clube de ‘satélite do Lyon’

196 comentários

Carlos Eduardo Sangenetto

Carlos Eduardo Sangenetto

Compartilhe

Torcedores se revoltam com empréstimo de Jeffinho ao Lyon: 'Clube satélite'
Reprodução/Twitter

Não é preciso escrever aqui que grande parte da torcida do Botafogo está revoltada com o empréstimo do atacante Jeffinho para o Lyon. As redes sociais gritam isso. Sem maiores explicações sobre a negociação, os alvinegros tiveram acesso apenas a uma nota do clube que informou o acordo na tarde deste sábado (28/1). E um trecho do comunicado deixou os torcedores ainda mais apreensivos com o futuro do Glorioso na Eagle Football.

Ao mostrar um caminho claro para os principais jovens brasileiros se desenvolverem e terem sucesso na Europa, o Botafogo espera se tornar um dos principais formadores de talentos do Brasil para garantir seus objetivos esportivos“, diz a nota.

Como assim? É de conhecimento público, de forma oficial, que o Botafogo será uma espécie de “trampolim” para jovens talentos brasileiros no futebol da Europa? A ideia é carimbar o passaportes das joias para abastecer grandes equipes do continente? Como fica o Botafogo na história? Virou satélite?

São casos diferentes, é verdade, mas vale a lembrança. Em agosto de 2022, houve uma saída repentina de Erison, artilheiro do Glorioso na temporada, para o Estoril Praia, com a justificativa de dar rodagem e valorizar o atacante, que não teria tantas oportunidades com o técnico Luís Castro. Seis meses depois, o jogador rescinde com o time português e se aproxima de reforçar um rival direto na Série A do Brasileirão e na Copa Sul-Americana. O plano deu certo? Qual foi o sentido? Agora, no início de 2023, um dos principais ativos do clube será cedido ao Lyon. Por mais taxas interessantes que possam estar envolvidas na atual transação, quem se enfraquece tecnicamente é o Botafogo. E não há qualquer garantia de uma reposição à altura. Um movimento arriscadíssimo que deixa os torcedores ressabiados a menos de um mês da estreia na Copa do Brasil.

O anúncio do Botafogo termina dizendo que o empréstimo de Jeffinho é uma “grande inspiração para os jovens atletas escolherem o Botafogo para realizar seus sonhos no futebol”. É bom lembrar que, até onde sabemos, vestir a camisa do Botafogo já é um sonho para qualquer jogador. Dito isso, quem será o próximo a deixar o Alvinegro? E os sonhos dos botafoguenses de voltarem aos tempos de glória? Há alguém preocupado com isso na tal “cultura colaborativa”?

John Textor e sua equipe tem sido muito importantes já a curto prazo com investimentos no clube. O balanço é positivo, sem dúvida. Mas é preciso se atentar a essas decisões no mercado da bola, que desanimam e afastam seus coproprietários. Uma coisa é negociar Barreto, Oyama, Ênio, Rikelmi e Klaus para o RWD Molenbeek, atletas sem espaço, outra é mexer nos grandes destaques do time sem grandes contrapartidas financeiras. Ouso dizer que até mesmo uma saída de Matheus Nascimento, e por empréstimo, poderia ser mais aceita. Enfim, as primeiras impressões não foram boas. E toda relação que acaba de começar precisa de confiança.

💬 Veja algumas reações da torcida do Botafogo:

Fonte: Redação FogãoNET

Notícias relacionadas