Vice do São Paulo na Copa Sul-Americana elimina chance de G-9 no Brasileirão-2022; veja situação atualizada do Botafogo

32 comentários

Carlos Eduardo Sangenetto

Carlos Eduardo Sangenetto

Compartilhe

Independiente del Valle campeão da Copa Sul-Americana de 2022
Reprodução/Instagram (@sudamericana)

O vice-campeonato do São Paulo na Copa Sul-Americana para o Independiente del Valle, do Equador, neste sábado (1/10), enterrou de vez a possibilidade de um G-9 acontecer na edição de 2022 do Brasileirão. É verdade que o clube tricolor, atualmente na 13ª colocação, não figurava nem perto do G-6, grupo de clubes que se classifica diretamente para Libertadores, mas clareia de vez os caminhos do Botafogo para saber o que precisa ser feito para voltar a disputar uma competição continental em 2023.

No retrato atual do Campeonato Brasileiro, após a 29ª rodada, o mais provável é que seja formado um G-8, isso porque Flamengo (5º) e Corinthians (4º), finalistas da Copa do Brasil, e Athletico-PR (6º), que decide a final da Libertadores com o Flamengo, estão dentro do G-6. Os três clubes podem ser campeões dos respectivos torneios, logo, segundo o regulamento da Conmebol, abririam mais duas vagas para a competição mais importante da América do Sul.

🏆 Final da Copa do Brasil (12 e 19/10):
CORINTHIANS x FLAMENGO

🏆 Final da Libertadores (29/10):
FLAMENGO X ATLHETICO-PR

Exposto isso, ainda levando em consideração a manutenção do G-8 de hoje e, obviamente, a impossibilidade já conhecida de G-9, a situação para as vagas na Copa Sul-Americana também fica mais esclarecida. Se havia uma remota chance de o 15º colocado ir à Sula, ela agora não existe. Portanto, no cenário presente, se classificariam as seis equipes que ocuparem a faixa da 9ª à 14ª posição, parte da tabela de classificação frequentada pelo Botafogo em 89,65% do campeonato – ficou fora apenas três vezes (1ª, 10ª e 11ª rodadas).

Em relação ao G-8, a briga ainda é dura. A distância do Botafogo (10º) para o América-MG (8º) é de cinco pontos (37 a 42). Quanto ao grupo da Sul-Americana, o time liderado pelo técnico Luís Castro tem uma gordurinha de seis pontos para o Coritiba (15º). No entanto, vale lembrar que tanto Botafogo quanto Coritiba ainda entram em campo nesta 29ª rodada e tais diferenças podem ser atualizadas.

29ª rodada do Brasileirão:
03/10 – BOTAFOGO X PALMEIRAS
20/10 – SÃO PAULO X CORITIBA

Botafogo pode carimbar passaporte após quatro anos

A última vez que o Glorioso jogou um torneio organizado pela Conmebol foi em 2019. Na ocasião, o Fogão disputou a Copa Sul-Americana. Na campanha, superou o Defensa y Justicia, da Argentina (4-0), o Sol de América, do Paraguai (5-0), mas foi eliminado nas oitavas de final pelo semifinalista Atlético-MG (0-3). O título daquele ano foi conquistado pelo mesmo campeão deste sábado, o Independiente de Valle, que agora soma dois troféus da “Sula” em sua história.

Banner da loja do FogãoNET

📺 Vaga na Libertadores ou briga pelo título da Sul-Americana? O que é melhor para o Botafogo? Veja o vídeo abaixo no canal do FogãoNET no YouTube:

📊 Classificação atualizada do Brasileirão-2022:

Classificação fornecida por SofaScore

Fonte: Redação FogãoNET

Notícias relacionadas