Neste domingo, o Botafogo enfrenta o Atlético-MG no Independência e busca se manter na zona de classificação para a Libertadores nesta reta final. Em General Severiano, o técnico Jair Ventura espera que uma partida com a cara do torneio sul-americano, como já foi contra o Corinthians, na segunda-feira passada. Em entrevista ao “Troca de Passes”, o treinador afirmou que todos os times estão dando o seu máximo nas rodadas finais, porque não tem como “deixar para depois”.
– A gente vai chegando no final do campeonato, os jogos estão ficando decisivos. Nosso último jogo, contra o Corinthians, parecia um jogo de Libertadores, de mata-mata. É a tendência, porque todas as equipes têm seus objetivos na competição e sabem que não tem como deixar para depois. Temos só oito jogos agora, todo mundo vai tentar fazer o seu melhor, e o Botafogo não é diferente. Cada jogo é uma decisão, cada ponto conquistado deve ser comemorado, porque é muito importante nesse campeonato super equilibrado – disse o técnico do Botafogo.
Uma das principais armas do Glorioso para chegar à vitória é a jogada aérea. São 14 gols dessa maneira, e o Alvinegro é o líder da Série A nesse quesito. Jair Ventura diz que essa estatística é fruto de muito trabalho, mas também é um acaso.
– É muito trabalho. Em véspera de jogo a gente não trabalha com “rachão”, com recreativo, a gente trabalha mesmo. Nada contra quem trabalha com essa outra situação. Mas a gente trabalha muito bola parada, jogadas ensaiadas, escanteios, lateral, com a bola rolando. É uma situação que a gente nunca almejou. “Vamos ser o melhor time em gols de cabeça”. É secundário, outras equipes podem passar a gente. O mais importante é a gente conseguir fazer grandes jogos para conseguir vitórias e alcançar nossos objetivos.
O Botafogo também lidera o returno do Brasileirão, com 22 pontos em 11 jogos. Se mantiver o ritmo, voltará a Libertadores e jogará a competição duas vezes seguidas, pela primeira vez na história do clube.
– A gente gostou muito de disputar a competição. A gente sabe da importância, sabe da responsabilidade, sabe o que representa isso para o clube. É um clube que vive um momento delicado financeiramente. Uma classificação pode ajudar bastante. Então a gente tem essa situação, para dar essa classificação para a torcida. Nunca, em toda história, o Botafogo conseguiu duas classificações consecutivas para a Libertadores. São vários fatores que importam, são vários fatores que fazem a gente fazer sempre o nosso melhor – afirmou Jair.
Para 2018, o treinador espera contar com o maior número possível de jogadores do elenco atual. Para manter a estrutura do time e também fazer contratações “pontuais”.
– A manutenção do trabalho é sempre importantíssima. Fazer contratações pontuais, a gente sabe das nossas carências, a gente da dificuldade financeira do clube. Mas, para a gente conseguir alcançar voos maiores, a gente precisa fazer essas contratações e, principalmente, manter a nossa equipe.
Com contrato até dezembro de 2018, o técnico nega que tenha recebido qualquer oferta para trocar de equipe.
– Nâo teve sondagem, estou focado no Botafogo, nós temos oito jogos. Eu tenho mais um ano de contrato. Estou muito focado em fazer o meu melhor aqui e conseguir levar o Botafogo para mais uma Libertadores.

Com raiva após gol de Erik, técnico do Defensa y Justicia faz leitura do Botafogo e não descarta poupar jogadores
O Defensa y Justicia espera um Botafogo muito defensivo e focado no contra-ataque ...
Jefferson explica por que decidiu parar: barração no Botafogo e lesão em lance com Paquetá
Terceiro jogador com mais partidas na história do Botafogo, atrás apenas de ...
Após recesso, Botafogo reabre processo seletivo para a base em Caio Martins
O Processo Seletivo de Jogadores do Fogão está de volta após o recesso de ...
Gatito promete que Botafogo não irá só se defender contra o Defensa y Justicia
Apesar de ter a vantagem do empate para avançar à segunda fase da Copa do ...
Por negociação de Zeballos com o Botafogo, Osorio é acusado de corrupção
Após deixar o comando da seleção paraguaia na última semana, Juan Carlos ...
Botafogo ‘adota’ RedeTV! após ser o único grande do Brasil sem jogo na Globo
Após vencer no Nilton Santos na ida por 1 a 0, o Botafogo encara o Defensa ...
Marcelo substitui Carli e busca repetir brilho internacional, agora na Sul-Americana
Marcelo despontou no Botafogo, em 2017, como um jovem desconhecido que precisou ...