A CBF designou o jovem árbitro catarinense Ramon Abatti Abel, de 33 anos, para comandar o clássico entre Fluminense e Botafogo no próximo domingo, às 16h, no Maracanã, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro-2022.
Abatti Abel já foi alvo de reclamação do técnico alvinegro Luís Castro, que sempre afirma não gostar de comentar sobre arbitragem. Após a derrota para o Santos por 2 a 0, na Vila Belmiro, em julho, o português questionou decisões do juiz (leia aqui).
Além desta partida, Ramon Abatti Abel apitou outras duas partidas do Botafogo no Brasileiro, também fora de casa: a vitória sobre o Red Bull Bragantino por 1 a 0, quando mostrou firmeza ao não marcar um pênalti para o time paulista, apesar do chamado injustificável do VAR (relembre); e o triunfo sobre o Fortaleza por 3 a 1, na Arena Castelão.
Este jogo na capital cearense, por sinal, teve um lance envolvendo o árbitro que ficou famoso e tirou até mesmo o narrador Luís Roberto, da TV Globo, do sério. Na ocasião, Ramon deu cartão amarelo para o lateral alvinegro Marçal por conta da posição da bola na cobrança de escanteio.
📋 Escala de árbitros para Botafogo x Fluminense:
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Árbitro assistente 1: Eder Alexandre (SC)
Árbitra assistente 2: Gizeli Casaril (SC)
Quarto árbitro: Grazianni Maciel Rocha (RJ)
Analista de campo: José Carlos Santiago Andrade (RJ)
Árbitra de vídeo: Daiane Caroline Muniz dos Santos (FIFA/SP)
AVAR: Fabricio Porfirio de Moura (SP)
Observador de VAR: Giulliano Bozzano (MG)