Ninguém notava o Botafogo. As brincadeiras davam conta de que Textor ia devolver o clube e que o rebaixamento era inevitável. A SAF virou um exemplo de desorganização para outros. Como a tese não se sustentou e o time começou a ganhar é preciso mudar o alvo: “Ganha, mas ganha jogando feio”. Outros dizem que só se dá bem como visitante porque joga com todo mundo em seu campo. A retranca do Botafogo se tornou um problema no Campeonato Brasileiro. Principalmente depois do triunfo sobre o São Paulo.
MAIS! Desconhecimento ou má vontade? Não saber sobre Tiquinho
Luís Castro não teve tempo para montar esse time. Recebeu reforços até no segundo turno. Enfrentou uma série de lesões. Perdeu peças com a máquina funcionando. Natural que o Botafogo não queira se expor em campo.
MAIS! Tem jogo que a torcida do Botafogo sabe que vai ganhar
Todo grande time precisa ter, em primeiro lugar, um sólido sistema defensivo. Sem isso não roda a máquina. Castro conseguiu encontrar esse padrão. Sabe que não pode se expor. Que muitas vezes ainda vai ter que jogar por uma bola.
Projeto Botafogo está sendo bem feito

O projeto do Botafogo está sendo montado para o longo prazo, assim como o time que pode em um futuro brigar por tudo que disputar. A sequência lógica das coisas está sendo respeitada. Assim foi a fórmula de outros times, que passaram algumas temporadas brigando para não cair e só depois se organizaram. Hoje inclusive dominam boa parte das competições. Mas o que para esses clubes era planejamento, para o Botafogo é retranca, desorganização e jogo feio.
MAIS! Nível de reforços para 2023 vai depender dos próximos jogos do Botafogo
O Botafogo joga sim de maneira defensiva. Não é essa retranca absurda que alguns falam. Apenas espera a bola para tentar dar as estocadas decisivas. Como atuar assim não é proibido, o choro é livre.