Arbitragem de Botafogo x Inter: o que passa sem ser muito notado

Tchê Tchê em Botafogo x Internacional | Campeonato Brasileiro 2022
Reprodução/Premiere

Antes de entrar no assunto é importante deixar claro que a arbitragem não foi responsável pela derrota do Botafogo para o Internacional. Não interferiu diretamente no resultado. Se o Alvinegro perdeu é porque não teve a competência de aproveitar as oportunidades que teve e nem de neutralizar o lance do gol colorado. Entretanto algumas coisas que passam batidas, justamente porque não houve influência no placar, precisam ser colocadas.

MAIS! Botafogo não corre risco de perder Gatito para rival

Bráulio da Silva Machado é aquele tipo de árbitro que não quer ter problemas. Mesmo que para isso tenha que atrapalhar o andamento do jogo. Sempre dá a impressão de que pretende administrar a satisfação dos dois times. Puniu jogadores do Inter com cartões amarelos e precisava equilibrar. Assim deu o amarelo para Tchê Tchê em um lance que dois jogadores se embolaram. Acabou gerando prejuízo porque o volante estava pendurado.

MAIS! Muita calma… Patrick de Paula é vítima do dinheiro

Apesar desse cartão, em lances parecidos, em que o contra-ataque alvinegro foi parado com falta, não usou o mesmo critério. Na verdade usou seu único critério, que é o de administrar satisfações e evitar que um dos lados deixe o gramado muito na bronca.

MAIS! Desconhecimento ou má vontade? Não saber sobre Tiquinho

Se revoltou quando a reposição de bola veio pelo alto, irritado porque o gandula teria que repor a mesma pelo chão. Mas ignorou nos minutos finais, a cada lateral ou falta, os atletas colorados jogando a bola para cima com o objetivo de retardar os lances. Valente com o gandula, tolerou no máximo que deu Mano Menezes e sua postura fora de campo. Puniu o treinador com o amarelo quando já não dava para fazer diferente.

Árbitro não está em campo para agradar

Gandula em Botafogo x Internacional | Campeonato Brasileiro 2022
Gandula virou problema no jogo do Botafogo

Bráulio é assim. Fez igual contra o Coritiba no primeiro turno. Não interfeiru no resultado. Mas sempre que dava equilibrava as ações. Não passa desonestidade e nem é ruim tecnicamente. Mas precisa amadurecer como árbitro.

MAIS! Nível de reforços para 2023 vai depender dos próximos jogos do Botafogo

Uma arbitragem ruim não é só aquela que gera lances muito polêmicos, como foi na final da Copa do Brasil, no meio da semana. Na ocasião Bráulio e o VAR ignoraram um pênalti claro para o Corinthians. A arbitragem ruim também se apresenta com sorrisos e tentativa de não desagradar ninguém. Árbitro é para fazer cumprir a regra.

Comentários