Tenho visto algumas discussões sobre uma queda de rendimento do Botafogo nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. Considero que a análise despreza um fator fundamental para termos consciência do que vem acontecendo. O Glorioso iniciou a sua trajetória de maneira histórica para a própria competição. Foram 13 vitórias nos 15 primeiros jogos. O primeiro empate veio no 2 a 2 com o Santos. Foi neste jogo que o Botafogo abandonou o atalho na luta pelo título, se concentrando no caminho natural. Daí a preocupação de alguns com uma queda de rendimento.
Se pegarmos do jogo contra o Santos até aqui, o Botafogo passou a ter uma média de quatro pontos a cada dois jogos. Abandonou o histórico de ganhar praticamente sempre, algo que todos sabem que é complicado de se manter, e passou a seguir o manual da boa campanha. O que diz este manual: ganhar em casa e empatar como visitante.
MAIS! Liderança gera incômodo e situações ridículas nos rivais
Dali em diante foram três empates como visitante: Santos, Cruzeiro e São Paulo. E as vitórias em casa contra Coritiba e Internacional. O aproveitamento de quem ganha em casa e empata como visitante é de cerca de 66%. Esse percentual é superior, por exemplo, ao que o Palmeiras, segundo colocado, conseguiu até aqui: 61%. O terceiro colocado Flamengo soma 58% de aproveitamento.
MAIS! Contratação de Bastos mostra coerência do Botafogo
Botafogo tem mostrado personalidade

Outro fator importante para dar tranquilidade aos torcedores é a forma como a equipe vem jogando, até mesmo nos empates, com exceção do duelo contra o Cruzeiro. Contra o São Paulo não seria nenhum absurdo o Glorioso ter voltado do Morumbi com os três pontos. O time correu riscos, mas teve personalidade habitual e conseguiu criar as suas chances.
MAIS! Botafogo impõe condição curiosa a rivais
O caminho para o título no segundo turno passa pelo Niltão e pelas vitórias em casa. Claro que pontos como visitante são sempre bem vindos. Mas o atual momento do Alvinegro deve ser visto com naturalidade. E o importante é seguir jogando bem e com personalidade.