Botafogo precisa corrigir erro estratégico para voltar a vencer

80 comentários

Blog do Mansell

Blog do Mansell

Compartilhe

Botafogo precisa corrigir erro estratégico para voltar a vencer
Vitor Silva/Botafogo

O Botafogo perdeu os dois últimos jogos. O cenário está longe de ser de terra arrasada. É possível inverter na Copa do Brasil o resultado e conseguir a classificação diante do Athletico Paranaense. Uma derrota de 3 a 2 na Arena da Baixada não chega a ser o fim do mundo. Mas da forma como aconteceu deixa evidente um erro estratégico que precisa ser corrigido para o Botafogo voltar a vencer. Me refiro ao desgaste do elenco.

O grande erro de Luís Castro não foi cometido diante do Athletico e sim alguns dias antes, em Goiânia (GO). Era preciso ter poupado vários titulares diante do Goiás. Tanto que muitos estiveram abaixo do nível na ocasião. Escrevi sobre Marçal e Eduardo, que foram no fim de semana, caricaturas do que realmente são.

MAIS! O cuidado que o Botafogo deve ter na próxima janela

Sem ter se preocupado em preservar a maior parte dos titulares, Luís Castro acabou decidindo optar por uma espécie de rodízio diante do Furacão. Em um jogo decisivo era importante ter entrado com a força máxima, o que inclui Marçal e Eduardo. Já contra o Goiás, um time com jogadores tidos como reservas, como Hugo e Luís Henrique, poderia ter conseguido um melhor resultado.

MAIS! O futuro de Di María e o Botafogo

Ainda dá tempo de corrigir estratégia

Botafogo ainda pode corrigir erros – Foto: Vitor Silva/Botafogo

Se mesmo com o rodízio o Botafogo não foi mal no primeiro tempo diante do Furacão, o equilíbrio que vimos em várias partidas da sequência invicta, estaria presente com o time principal. Quando quis fazer as trocas no segundo tempo, Luís Castro ainda deu azar por conta do apagão sofrido pelo time. E não me venham falar que não existem titulares e reservas no Botafogo pois isso não é real. Ter elenco é uma coisa, e hoje o Botafogo tem. Outra coisa é contar com 22 titulares.

MAIS! Carlos Alberto mostra algo importante sobre o elenco do Botafogo

Se não dá para mudar o passado, é preciso construir o futuro. Castro vai ter que usar seus titulares diante do Fluminense. Mas o ideal é preservar o time principal no meio da semana, diante do César Vallejo, para equilibrar o aspecto físico. Como já escrevi aqui, é possível levar a Copa Sul-Americana de maneira mais leve e sem correr riscos. Colocar essa estratégia em prática é um bom começo para voltar aos bons resultados.

Notícias relacionadas