Usamos cookies para anúncios e para melhorar sua experiência. Ao continuar no site você concorda com a Política de Privacidade.

Jogos

Copa do Brasil

14/04/21 às 21:30 - Frasqueirão

Escudo ABC
ABC

X

Escudo Botafogo
BOT

Campeonato Carioca

10/04/21 às 21:05 - Raulino de Oliveira

Escudo Volta Redonda
VRE

X

Escudo Botafogo
BOT

Campeonato Carioca

04/04/21 às 17:00 - Giulite Coutinho

Escudo Botafogo
BOT

1

X

1

Escudo Portuguesa
POR

Campeão mundial? Botafogo só derrotou o Barcelona na final de 1967

comentários

Blog do Mansell

Blog do Mansell

Compartilhe

Campeão mundial? Botafogo só derrotou o Barcelona na final de 1967

O Botafogo vai pleitear na Fifa a conquista de três títulos de campeão do mundo. O clube alega que o Torneio Internacional de Caracas, capital da Venezuela, era uma espécie de Mundial da época. De fato a competição chegou a ser chamada de Mundialito. Além disso, tinha muita visibilidade da mídia. Mas para aqueles que vão tentar menosprezar a luta do Alvinegro por este reconhecimento, vale lembrar que apenas equipes de ponta participavam da disputa.

Loja do FogãoNET por Estilo Piti | O Site oficial do torcedor do Botafogo

Um exemplo disso foi a edição de 1967. Naquele triangular estavam disputando o caneco o Botafogo, o Peñarol do Uruguai e o Barcelona da Espanha. O primeiro jogo terminou com um triunfo de 1 a 0 dos espanhóis sobre os uruguaios.

Na segunda rodada o Botafogo foi a campo para medir forças com o Peñarol, que era um dos grandes timaços da década de 60. Tanto que seu artilheiro era Spencer, o maior goleador da história da Libertadores. Um empate sem gols. O Botafogo chegou a ter um gol anulado. Entretanto, o melhor estava por vir.

Com os dois resultados, o título seria decidido no confronto direto entre Barcelona e Botafogo, no Estádio Olímpico de Caracas. Naquele dia o Barcelona atuou com Reina, Benítez, Eladio, Müller e Olivella; Borrás e Fusté; Rife, Zaldúa (Pereda), Silva e Seminario (Zavalla). O técnico era Roque Olsen. Um grande time. Mas o Botafogo era melhor.

Botafogo tinha Manga, Gérson, Paulo Cézar Caju, dentre outros

Já o Botafogo era dirigido por Admildo Chirol e formou com Manga, Joel, Carlos, Leônidas e Chiquinho Pastor; Afonsinho e Gérson; Edinho (Rogério), Roberto, Aírton Beleza (Sicupira) e Paulo Cézar Caju.

A partida teve cinco gols e o Botafogo conseguiu se impor: 3 a 2. Aírton Beleza, um centroavante que tinha feito carreira no Flamengo, Gérson, o canhotinha de ouro, e o talentoso Paulo Cézar fizeram os gols que garantiram o título alvinegro. Silva fez os gols do Barcelona. Mas não evitou a conquista brasileira.

No ano seguinte o Botafogo foi campeão e o torneio contou com o Benfica de Eusébio, terceiro colocado. O terceiro caneco do Botafogo foi em 1970. Se a Fifa vai reconhecer o título não sabemos. Mas que o Torneio de Caracas não era para fracos, isso está comprovado.

Comentários