Conmebol é Sul-Americana? Só sei que o Botafogo é campeão sul-americano

39 comentários

Blog do Mansell

Blog do Mansell

Compartilhe

Botafogo campeão da Copa Conmebol em 1993 no Maracanã
Reprodução/TV Globo

Os clubes que estão disputando as fases decisivas da Copa Libertadores foram convidados a votar sobre a transformação do título da Copa Conmebol em Copa Sul-Americana. Isso por si só já é algo absurdo. Mas vamos analisar em cima da realidade. Três clubes brasileiros votaram contra. Foram poucos, diante de dez votos favoráveis. Emelec, Cerro Porteño e Tolima decidiram não se posicionarem. Se esses tiveram bom senso, não sei. Mas os votos contrários demonstram certa ironia. Isso porque um fato ninguém duvida: o Botafogo foi campeão sul-americano.

MAIS! Botafogo avança para renovar com Joel Carli

A Conmebol deveria decidir com critérios técnicos. Verificar se existem bases para transformar o campeão da Conmebol em campeão da Sul-Americana. Será que as competições eram semelhantes? Será que o Botafogo para ser campeão teve que derrotar o Peñarol do Uruguai? Será que o nível dos que jogam a Sul-Americana hoje é melhor do que os que jogaram a Conmebol?

Final contra o poderoso Peñarol

Botafogo campeão da Copa Conmebol em 1993 no Maracanã
Botafogo campeão da Copa Conmebol em 1993 no Maracanã

Sinceramente não devemos levar muito a sério isso. Daqui a alguns anos a Conmebol pode resolver acabar com a Copa Sul-Americana e decidir criar a Copa América do Sul. Mesmo modelo, mesmo sistema de qualificação. Aí quem ganhou a Copa Sul-Americana vai querer ser reconhecido campeão da Copa América do Sul, assim como quem ganhou a Conmebol. Estarão errados? Claro que não.

MAIS! Volta de Pedro Raul pode corrigir injustiça no Botafogo

O que interessa é que o Botafogo foi mais uma vez gigante naquele torneio. Não foi uma final com um Cobreloa ou um Emelec qualquer não. Era o poderoso Peñarol do outro lado do campo. Foi um jogo com emoção até o fim. Decidido nos pênaltis com o Maracanã lotado. No melhor espírito sul-americano. Aliás, a única vez em que um clube carioca ganhou uma grande competição continental no Maracanã. Portanto, com todo respeito, o que pensam os outros clubes não importa. Não sei se o Botafogo é campeão da Conmebol ou da Copa Sul-Americana. Só sei que naquele dia de 1993 o Botafogo se tornou campeão sul-americano. É sobre isso.

Notícias relacionadas