Achei interessante a informação de que a Associação de Árbitros de Futebol do Brasil (Abrafut) protocolou na noite desta terça-feira (19/9) notícia de infração junto ao STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) contra o atacante Diogo Costa e o técnico Bruno Lage, do Botafogo. Interessante, se for confirmado, porque a arbitragem sai da defensiva e parte para o confronto com um clube. Mostra a face. Se coloca como adversária. Acho transparente.
Tivemos nas últimas semanas um festival de reclamações contra a arbitragem no Brasil. Erros bizarros defendidos pela incompetência de que faz a gestão do setor no Brasil. Enquanto fico com vergonha alheia do Ednaldo Rodrigues esperando o Carlo Ancelotti chegar para a Seleção Brasileira, no campeonato organizado pela entidade somos brindados todas as semanas com as interpretações do Seneme.
MAIS! Botafogo tem motivos para reclamar da mídia
E o Abel?

Abel Ferreira reclama da arbitragem há anos. Desde que chegou ao Brasil. É um festival de infrações, expulsões, declarações pesadas. Ao se referir a Wilton Sampaio ao fim de um jogo com o Galo, certa vez disse: “Aí realmente começo a sentir que é perseguição. Sinto-me perseguido pelos árbitros brasileiros, especialmente por este senhor [Wilton]. Não tenho nada contra ele, mas hoje senti intencionalidade na ação dele. Eu não quero que nos ajudem, só não quero que nos prejudiquem”.
MAIS! Botafogo terá muitos cavalos selados pela frente
Em outra ocasião, após duelo com o São Paulo na Copa do Brasil, colocou em dúvida decisões de Anderson Daronco: “Na última entrevista coletiva eu disse que queria que esse campeonato fosse decidido por duas equipes dentro das quatro linhas, mas começo a ficar com algumas dúvidas. Sinto mágoa, tristeza dentro de mim porque esse senhor [Daronco] é um dos melhores árbitros brasileiros. Levamos um soco por trás na Copa do Brasil, não foi pela frente”.
MAIS! Botafogo segue atropelando fora de campo
Senti falta de uma posição mais firme da Associação de Árbitros de Futebol do Brasil em outras situações. Mas talvez as declarações do Abel nem incomodem tanto. Parabéns a arbitragem brasileira que agora partiu para um ataque de frente, transparente. Se apitasse com a mesma eficiência que vem agindo após as declarações de Bruno Lage e Diego Costa, com certeza não teríamos arbitragens tão patéticas como vemos neste Brasileirão.