Joel Carli completou 181 jogos com a camisa do Botafogo e se tornou o estrangeiro com mais partidas pelo Alvinegro. O mais curioso é que o argentino, que está no clube desde 2016, com um pequeno hiato em 2020, é um ídolo discreto. Na verdade Joel Carli é um caso à parte no Botafogo. Pelo menos hoje em dia.
Com Kanu, Cuesta, Mezenga, Sampaio e Klaus, Joel Carli viu a concorrência aumentar muito no Glorioso de uma hora para outro. Para piorar ainda ficou afastado por questões físicas em algumas partidas. Voltou contra o Ceilândia. Mas não é visto como titular absoluto por Luís Castro. Mas nem o português parece se incomodar com isso. Tanto que se derreteu pelo zagueiro na coletiva após a partida. Carli é importante para o Botafogo porque é.
Desde que chegou Carli mostrou liderança. Por conta disso chegou a pegar a fama para a imprensa de um jogador que criava panelas e grupos para reclamar do clube. Apenas era exposto porque alguns que deveriam liderar se escondiam. Nem os dirigentes viam Carli como problema e sim como solução. Sua liderança sempre foi saudável. Brigava apenas com quem não respeitava o Alvinegro.
No Botafogo ajudou a formar zagueiros. Igor Rabello só cresceu quando jogou ao seu lado. Gabriel idem. Kanu também amadureceu.
– Ter o Carli no elenco é uma tranquilidade, pois começamos o ano com um zagueiro e provavelmente ele vai ajudar a organizar a zaga – me disse certa vez o então gerente de futebol do clube, Anderson Barros.
Carli jogou pelo Botafogo até quando estava longe

Quando saiu do clube em 2020, pela incompetência da gestão Nelson Mufarrej, sempre se posicionou nas redes sociais defendendo o Glorioso. Parecia jogar pelo clube à distância. Ouso a dizer que com ele no grupo o rebaixamento não seria tão certo.
Voltou para atender um desejo próprio. Parcelou dívidas em milhões de vezes para ter o gosto de viver de novo emoções como à da final de 2018. Agora viveu um novo capítulo contra o Ceilândia. Se vai ser titular, se vai jogar muitos jogos não sei. Enfim, isso não importa. Carli é importante para o Botafogo porque é. E ponto final.