Recentemente li um artigo do José Trajano criticando a nova forma de se fazer jornalismo esportivo. Lembrando que que as reportagens especiais e de qualidade davam espaço para mesas redondas cansativas. Além disso vários jornalistas de nome criticam a transformação do jornalismo esportivo em entretenimento. Confesso que alguns até sabem fazer. O Alex Escobar, por exemplo, consegue fazer humor sem ofender nenhum clube ou torcida.
Comecei minha carreira em uma época que o jornalismo esportivo era bem sério. Me adaptei aos tempos. Mas confesso que não me agrada quando vejo jornalistas tentando fazer piadas sem graça. Principalmente com o objetivo de ridicularizar bandeiras do nosso futebol. Uma geração que conhece futebol de dez anos para cá.
O Botafogo nunca foi o queridinho da mídia e disso todos sabemos. Mas a reconstrução do clube está incomodando demais. Desde notícias dizendo que o clube foi vendido por duas mariolas e uma paçoca até gente criticando o novo dono. Além disso parte da mídia não perde a oportunidade de fazer piadas sem graça, como vi no programa “Os Cancelados”.
Europeu não é torcedor ‘modinha’

Um jornalista se surpreende com o fato de um torcedor que mora na França citar o Botafogo como clube que ele conhece no Brasil. Pior é que o repórter ou quis ser engraçado ou esquece que fez cobertura de Seleção Brasileira. Deveria saber qual clube mais cedeu jogadores para vestir a Amarelinha.
Além disso o Botafogo , mesmo com toda a crise, foi o clube brasileiro que mais conseguiu contratar jogadores estrangeiros com algum nome no exterior. Seedorf não tem nome na Europa? Mesmo sem terem dado certo no clube, Honda e Kalou também repercutiram lá fora.
Vale lembrar que o torcedor europeu não é “modinha”. Ele valoriza tradição, história, respeita o que é nobre. O europeu lembra dos grandes nomes do clube, pois muitos assombraram o Velho Continente, como Mané Garrincha. Infelizmente o Botafogo é um dos clubes com mais tradição no mundo e isso parte de nossa mídia acaba tendo que engolir todos os dias. O Botafogo tem tudo para voltar ao topo das competições e fico imaginado como vai ser se o clube incomoda mesmo alijado da briga por títulos. Vai ser de doer.