A parada em uma temporada por conta de amistosos de seleções, as datas da Fifa, normalmente prejudicam os que estão embalados. Mas acredito que no caso do Botafogo essa máxima não deve prevalecer. Alguns fatores indicam que o Botafogo pode aproveitar a parada para evoluir. Isso porque pode resolver alguns problemas que estavam prejudicando inclusive o seu desempenho em algumas situações. E nem estou falando de reforços externos.
A principal questão envolve o retorno de alguns lesionados. Gabriel Pires e Danilo Barbosa, por exemplo, estão cotados para voltarem a ficar à disposição. São dois nomes que quando pararam, por conta de lesão, estavam em boa fase, ajudando a dar ritmo ao time. Sem eles, Tchê Tchê e Marlon Freitas ficaram muito sobrecarregados, embora estejam dando conta do recado. Mas a temporada é longa e por isso mesmo é preciso aproveitar todas as peças.
MAIS! Barca? Quem pode deixar o Botafogo?

Outro fator importante é que o elenco conseguiu descansar. O Botafogo enfrentou maratonas muito desgastante. As viagens para o Peru e para o Equador, por exemplo, exigiram demais de um elenco, que ainda viveu duas batalhas com o Furacão na Copa do Brasil.
MAIS! CBF tem que explicar árbitros dos clássicos de Botafogo e de Palmeiras
Por fim, com o elenco retornando aos treinos na sexta-feira, Luís Castro terá dias para corrigir algumas questões e melhorar o posicionamento da equipe em algumas situações. Não é um período longo de treinos, mas pelo que ele vinha tendo nas últimas semanas, é quase uma pré-temporada.
MAIS! Alerta para alguns? Botafogo mostra força nos bastidores
Com o gás renovado, mais opções à disposição e com erros corrigidos, tudo indica que o Botafogo pode subir ainda mais de produção na temporada. E a situação ainda vai melhorar com a janela de reforços com nomes como Diego Hernández. Mas este só em 3 de julho.