Usamos cookies para anúncios e para melhorar sua experiência. Ao continuar no site você concorda com a Política de Privacidade .
Jogos

Campeonato Carioca

15/01/26 às 19:00 - Luso-Brasileiro

Escudo Portuguesa
POR

X

Escudo Botafogo
BOT

Campeonato Brasileiro

07/12/25 às 16:00 - Nilton Santos

Escudo Botafogo
BOT

4

X

2

Escudo Fortaleza
FOR
Ler a crônica

Campeonato Brasileiro

04/12/25 às 19:30 - Mineirão

Escudo Cruzeiro
CRU

2

X

2

Escudo Botafogo
BOT
Ler a crônica

Torcida do Botafogo dá exemplo de gestão e vai levantar o clube

Blog do Mansell

Por: Blog do Mansell

- Atualizado em

Torcida do Botafogo no Estádio Nilton Santos
Vítor Silva/Botafogo

A torcida do Botafogo dá exemplo de gestão no futebol. Pode parecer incrível, mas estamos diante de um cenário histórico no futebol brasileiro. Insatisfeitos com a maneira como o clube vinha sendo conduzido nos últimos anos os torcedores resolveram simplesmente tomar a administração do clube, logicamente por via indireta, assumindo o controle sobre os rumos que o Botafogo deve tomar daqui para frente.

Foi assim no episódio envolvendo a contratação de Honda. A diretoria do Botafogo sequer se animou com a possibilidade de ter o jogador em um primeiro momento, mas se viu pressionada a agir pelas proporções que o assunto tomou nas redes sociais. O próprio empresário do jogador em algumas entrevistas disse que foi justamente a postura dos torcedores o que mais pesou para que o japonês viesse jogar no futebol brasileiro.

Banner da loja do FogãoNET para faixa japonesa

Ação da torcida do Botafogo é diferente

Agora o fato volta a se repetir com Yaya Touré. Dessa vez, já alertada pelo episódio Honda, a diretoria não descartou de cara. Mas foi empurrada a agir pelos torcedores. E não falo apenas dos torcedores comuns, de arquibancada, mas também daqueles com alto poder aquisitivo. Torcedores capazes de colocar dinheiro para contratar um atleta de peso como o volante da Costa do Marfim. Felipe Neto e Marcelo Adnet são exemplos.

Se não descartou de cara, a diretoria não se empolgou com Yaya Touré e coube a Felipe Neto agir fazendo o que sabe fazer de melhor: influenciar. Em caso de acerto com o atleta os méritos serão muito mais dos torcedores.

Não estamos diante de um cenário onde a torcida é convocada a apoiar e ajuda, como foi no caso do sócio-torcedor do Vasco ou da construção de alguns estádios. Muito menos de vaquinhas para pagamento de dívidas. Estamos falando de uma torcida que decidiu fazer a gestão em conjunto com a diretoria. Com certeza a torcida vai ser fundamental para levantar o Botafogo.

Comentários