O Botafogo não está bem no Campeonato Brasileiro. A apatia do time contra o Cuiabá irritou. Além disso Luís Castro vem encontrando dificuldades para impor seu estilo de jogo. Mas tenho acompanhado algumas críticas por parte da mídia tradicional, colocando inclusive o Alvinegro como sério candidato ao rebaixamento. É preciso ter calma na avaliação. Até porque qualquer coisa dita agora será precipitada. Além disso aumenta a pressão sobre o elenco e a comissão técnica.
MAIS! Dez perguntas que estão sem respostas no Botafogo
Vamos lembrar que a janela de transferências, para escalar reforços, se abre em 18 de julho e o Botafogo está se reforçando. Não no ritmo que a gente esperava e queria. Mas naquele ritmo que o mercado permite. Assim Luís Castro terá mais opções para montar o Glorioso. Além disso, com as melhoras em estrutura as lesões vão com certeza diminuir. Isso representa mais condições de trabalho.
MAIS! Você gostaria de ver Caio Alexandre no Botafogo?
Mas o que foi dito acima envolve assuntos internos do clube. O que incomoda é a análise negativa de um Botafogo em reconstrução. Falo isso porque se formos analisar o retrato de momento vários grandes correm risco de rebaixamento. O Botafogo não é o único gigante nesta situação. E passa sua maior crise no Brasileirão.
Análise precisa ser a mesma para todos

No sobe e desce do Brasileirão o Botafogo está três pontos acima da zona de rebaixamento. Mas seis times separam o Glorioso do Ceará, primeiro na zona. Por conta de vários fatores não há risco de entrar na zona da degola na próxima rodada. O Flamengo está com os mesmos três pontos de distância da área de queda. O Santos a quatro pontos e o São Paulo a cinco pontos.
MAIS! Com Luís Henrique, Botafogo volta a dar chapéu no Flamengo
Se levarmos em conta o fato de o Botafogo atravessar seu momento mais crítico no torneio, podemos esperar progressos. O Botafogo não passará a temporada toda sofrendo com excesso de lesões. Além disso ainda ganhará reforços. Assim é normal que qualquer análise acredite em uma melhora de rendimento. Hoje com 21 pontos e tendo uma melhora logicamente não sofrerá com rebaixamento e ainda poderá lutar por algo melhor.
Pode então o time progredir? Pode. Pode o time continuar mal? Pode. Mas se é para analisar o atual momento, é preciso colocar todos neste saco. E não apenas um Botafogo em reconstrução.