Botafogo precisa entender quando seu esquema de jogo não funciona

109 comentários

Blog do Mansell

Blog do Mansell

Compartilhe

Botafogo precisa entender quando seu esquema de jogo não funciona
Vítor Silva/Botafogo

O Botafogo vem evoluindo no Campeonato Brasileiro e a derrota para o Palmeiras não pode abalar o time. Mas é preciso aprender com as lições deixadas pelos 3 a 1 no Niltão na noite de segunda-feira. A principal delas é que o técnico Luís Castro parece não aceitar muito bem que seu esquema tático nem sempre vai funcionar. Muitas vezes depende do adversário.

MAIS! Mercado ainda não entendeu que Botafogo mudou

Castro mandou o time a campo claramente apostando que a velocidade de Jeffinho e Júnior Santos poderiam decidir o jogo para o Botafogo. De fato o segundo teve bons momentos em campo. O entrosamento com Tiquinho Soares vem sendo ampliado.

MAIS! Vaga em torneio continental pode dar timaço ao Botafogo

Apesar disso o Botafogo perdia seu meio-de-campo. Com Saravia pouco confiável na marcação, como vimos no segundo gol, e Hugo sendo uma presa fácil para os palmeirenses, era nítido que o Botafogo não escolheu o melhor esquema.

Botafogo perdeu o meio

Pires estava perdido Foto: Vitor Silva/Botafogo.

O meio estava dominado. Tchê Tchê correndo que nem um louco na marcação, Gabriel Pires perdido e Eduardo completamente dominado pela marcação rival. Abel percebeu que se marcasse Eduardo matava qualquer possibilidade de o Botafogo criar com qualidade.

Uma prova disso é que o Botafogo só conseguia criar alguma coisa quando um dos atacantes vinha buscar a bola atrás e agia como mais um meia, o que confundia a marcação do Palmeiras. O rival estava preparado para anular um único apoiador.

Botafogo terá que pagar mais de 5 milhões de euros se quiser Paulinho

Castro demorou a mexer. O Botafogo conseguiu escapar de um placar maior porque o Palmeiras perdeu um jogador expulso. Mexer rapidamente a abrir mão das próprias convicções em algumas situações são gestos positivos. Aos poucos, com maior domínio do elenco, Castro vai perceber isso.

Notícias relacionadas