O Botafogo vem chamando a atenção de todos pelo bom começo de Campeonato Brasileiro e pela sequência de 14 jogos invicto. Mas um olhar mais atencioso para tudo o que o time fez até aqui mostra que os méritos do Botafogo em 2023 vão além da sequência invicta. Indicativos que mostram que o trabalho vem sendo construído há algum tempo e que o que vem acontecendo não é simplesmente uma arrancada.
São 26 jogos com 17 vitórias, cinco empates e quatro derrotas. Ou seja, o Botafogo tem um percentual de mais de 71% de aproveitamento. Antes que digam que muitos desses jogos foram contra adversários desqualificados, essa foi a realidade da maioria dos clubes brasileiros por conta do nível dos Estaduais e das fases preliminares das competições continentais e da Copa do Brasil. Ou alguém acredita realmente que o Ñublense, por exemplo, é muito melhor do que o César Vallejo apenas porque joga a Libertadores?
MAIS! Botafogo e a situação envolvendo Rafael
Sobre as derrotas, uma das quatro foi no primeiro jogo do ano, quando o Botafogo jogou com seu sub-20 diante do Audax. Em condições normais ganharia, haja vista os dois jogos finais da Taça Rio. Um triunfo neste jogo teria gerado a classificação para as semifinais do Carioca. Perdeu para o Vasco um jogo com dois jogadores expulsos no primeiro tempo e que foi para o intervalo sem gols. As derrotas para Flamengo e Portuguesa não apresentam justificativas por conta da apatia do time, assim como o empate diante do Sergipe.
MAIS! Botafogo e a situação envolvendo Rafael
Viajando como mandante

Em alguns tropeços, como no empate sem gols com o Nova Iguaçu, o time pedeu muitas chances e ainda foi vítima da violência do adversário, ignorada por uma arbitragem que tem a cara da Ferj. Ícaro, po exemplo, quebrou Carlos Alberto e não foi expulso.
MAIS! A piada pronta da CBF contra o Botafogo
Por fim, devemos lembrar que o Botafogo passou a pior fase de seu futebol na temporada tendo que viajar mesmo quando era mandante por conta da troca do gramado do Estádio Nilton Santos. Viajou para enfrentar Brasiliense, Resende e outros adversários em partidas que poderiam ter sido no Niltão. Um desgaste a mais em um momento que os jogadores estavam ganhando preparo físico.
MAIS! O cuidado que o Botafogo deve ter na próxima janela
Com o novo gramado o Botafogo ganhou um aliado importante quando joga em casa. Além disso tem atuado de maneira segura mesmo em situações que pareciam complicadas, como quando perdeu Rafael expulso diante do Flamengo ou quando optou pelo mistão diante do Galo. Isso sem falar em possíveis reforços que chegarão na janela. Assim dá para dizer que os méritos botafoguenses vão além de uma série invicta.