O último ano de Botafogo tem sido desastroso para o presidente Maurício Assumpção. As críticas surgem de todos os lados, até mesmo de antigos que se afastaram com o objetivo de seguir no poder por mais alguns anos. Entretanto, existem motivos que mostram que o mandatário não é tão ruim quanto tem se pintado em 2014.
O UOL Esporte selecionou seis motivos que apontam aspectos positivos na administração de Maurício Assumpção. As críticas têm sido amplamente debatida por todos, mas existem outros aspectos que pesam a seu favor e que parecem ter ficado no limbo do Botafogo.
-
1
Olho na baseDurante muitos anos o Botafogo deixou sua base completamente abandonada. Ao assumir o clube, em 2009, Maurício Assumpção reformulou todas as categorias e passou a colher frutos nas temporadas seguintes. Atletas como Vitinho, Dória, Gabriel e Jadson rapidamente figuraram o elenco profissional e ganharam status de titular absoluto.
-
2Melhorias na sede
Outro pontos muito comentado por sócios e a melhoria na sede. Tudo começou ainda sob o mandato de Bebeto de Freitas, mas foi na gestão de Assumpção que General Severiano pulou em qualidade. Não por menos o quadro de sócios dobrou em 2010. Outro aspecto é a reforma do Mourisco, que virou referência em parques aquáticos.
-
3Bons negócios
A reformulação da base trouxe benefícios para o Botafogo não dentro de campo, mas também fora dele. Vitinho, Dória e Jadson foram vendidos para o exterior por valores que recolocaram o clube no cenário internacional. No total, o Alvinegro movimentos R$ 68,1 e utilizou sua parte nas transações para pagar salários atrasados.
-
4Ídolos recentes
Uma coisa que o torcedor do Botafogo se orgulha são seus ídolos. E isso não faltou na gestão de Maurício Assumpção. O primeiro foi Loco Abreu, responsável por evitar mais um vice para o Flamengo no Carioca, com direito a ?cavadinha? na final. Seedorf também entrou nessa lista e deixou o Alvinegro na história ao se aposentar pelo clube. Atualmente, Jefferson mantém o legado.
5 -
Títulos
Desde o primeiro mandato de Assumpção, o Botafogo lutou pelo título do Carioca. Em 2009, perdeu a final para o Fla, mas o troco veio em 2010, com a ajuda de Jefferson e Loco Abreu. Em 2013, o Alvinegro novamente levou o estadual, o que representa mais conquistas do que na última década inteira.
-
6Volta à Libertadores
Voltar a conquistar um título expressivo virou uma obsessão, mas disputar novamente a Libertadores era algo que o Botafogo desejava há muito tempo. E isso ocorreu na atual temporada, após classificação heroica em 2012- com direito a drama e necessidade de secar a Ponte Preta na final da Sul-Americana. Eram 18 anos sem participar da competição continental.