Botafogo mais do que dobra aproveitamento no Brasileirão quando tem menos posse de bola

78 comentários

Por FogãoNET

Compartilhe

Gol de Kayque em Botafogo x São Paulo | Campeonato Brasileiro 2022
Reprodução/Premiere

A derrota do Botafogo para o Fluminense por 1 a 0, no último domingo, no Estádio Nilton Santos, chamou a atenção pela diferença de posse de bola. No entanto, este foi o primeiro resultado negativo do Glorioso no Campeonato Brasileiro quando teve menos a bola do que o adversário.

Um levantamento feito pela repórter Talita Giudice, da Rádio Globo, mostrou que o Botafogo se dá melhor quando tem menos a bola. Pelos cálculos, é possível dizer que o aproveitamento do Fogão quando tem menos posse mais do que dobra.

Nos 14 jogos, o Botafogo teve mais posse de bola do que adversário em nova partidas, e o aproveitamento não foi nada bom: duas vitórias, três empates e quatro derrotas (33% apenas). Nas partidas em que teve menos a bola, esse aproveitamento sobre para 75%: três vitórias e uma derrota em quatro jogos. Na goleada sofrida para o Palmeiras, a posse foi igual – 50% para cada.

Nas cinco vitórias do Botafogo até agora, só em duas teve mais a posse de bola – e a única em que teve real superioridade foi no 3 a 1 sobre o Fortaleza, em casa, quando passou 61% do tempo com a pelota. Por outro lado, em três triunfos o Fogão teve menos do que 40%.

Outro fato que elucida esse contraste foi que a maior posse de bola que o Botafogo teve até aqui foi numa derrota, para o Coritiba, por 1 a 0 no Couto Pereira: 67%, contra 33% do rival. Ao todo, nos seis resultados negativos, o Alvinegro dominou a posse de bola em quatro – além do Coxa, diante de Corinthians, Goiás e Avaí.

Confira a posse de bola do Botafogo no Brasileirão:

JOGOPOSSE DO BOTAFOGO
Botafogo 1×3 Corinthians57%
Ceará 1×3 Botafogo38%
Atlético-GO 1×1 Botafogo61%
Botafogo 1×1 Juventude56%
Flamengo 0x1 Botafogo53%
Botafogo 3×1 Fortaleza61%
América-MG 1×1 Botafogo57%
Coritiba 1×0 Botafogo67%
Botafogo 1×2 Goiás54%
Palmeiras 4×0 Botafogo50%
Botafogo 0x1 Avaí51%
Botafogo 1×0 São Paulo38%
Internacional 2×3 Botafogo33%
Botafogo 0x1 Fluminense29%
Fonte: Footstats

*Em negrito, as vitórias do Botafogo

Fonte: Redação FogãoNET e Rádio Globo

Notícias relacionadas