Botafogo nas Copas: Bebeto fez o último gol botafoguense da Seleção Brasileira

6 comentários

Blog do Mansell

Blog do Mansell

Compartilhe

Bebeto marca contra a Dinamarca na Copa de 1998
Arquivo de memórias/CBF)

No dia em que a Seleção Brasileira estreia na Copa do Mundo de 2022, vamos seguir relembrando a contribuição do Botafogo para o torneio. Na semana passada falamos de Josimar e seus golaços no Mundial de 1986, no México. O personagem de hoje é Bebeto, autor do último gol alvinegro pela Seleção em Copas do Mundo. Vale fazer um lembrete. Não é um espaço para lembrarmos aqueles consagrados, como Nilton Santos e Mané Garrincha. As lendas são lembradas sempre, e com justiça. Vamos falar daqueles que são menos falados, mas também importantes.

Bebeto chegou ao Botafogo no começo de 1998 com três anos de atraso. Carlos Augusto Montenegro tinha tentado a sua contratação em 1995, mas sem sucesso. Já em meados de 1998 ele aceitou o desafio de formar uma dupla de frente com Túlio Maravilha.

MAIS! Botafogo não vai liberar Patrick de Paula com facilidade

Túlio Maravilha e Bebeto em Botafogo x São Paulo no Maracanã | Torneio Rio-São Paulo 1998
Túlio Maravilha e Bebeto formaram grande dupla no Torneio Rio-São Paulo 1998 (Foto: Reprodução/TV)

No primeiro semestre o Botafogo não foi muito bem no Estadual. Mas a conquista do título do Torneio Rio-São Paulo, com boas atuações do Baianinho, ajudaram Zagallo a levar Bebeto para a Copa do Mundo de 1998, na França.

MAIS! Desmanche, venda de Jeffinho… SAF muda vida do Botafogo

Bebeto era titular absoluto do time. Se formou dupla consagrada com Romário em 1994, seu parceiro de frente em 1998 foi Ronaldo Fenômeno. Naquele Mundial o Botafogo ainda teria o zagueiro Gonçalves, que ficou no banco de reservas na maioria dos jogos.

Bebeto fez três gols na Copa

Bebeto com o time de 1998 na Copa do Mundo
Bebeto com o time de 1998 na Copa do Mundo (Foto: Wilson Carvalho/CBF)

Após passar em branco na estreia contra a Escócia, triunfo por 2 a 1, Bebeto desencantou na segunda rodada. Foi dele o gol que fechou a vitória de 3 a 0 sobre Marrocos. Depois, com o Brasil já classificado e com titulares poupados, a Seleção Brasileira perdeu de 2 a 1 para a Noruega. Mas o gol de honra foi do Baianinho.

Após eliminar o Chile com uma goleada de 4 a 1 nas oitavas, o Brasil duelaria com a Dinamarca nas quartas. Bebeto teve uma boa atuação e foi determinante para a vitória de 3 a 2. Fez o gol que abriu caminho para a reação brasileira. Assim Bebeto foi o último jogador do Botafogo a marcar gol pela Seleção Brasileira em uma Copa do Mundo.

MAIS! Os critérios do Botafogo com os jogadores em fim de contrato

Nas semifinais o Brasil eliminou a Holanda nos pênaltis, se credenciando para a trágica final contra a França. Os 3 a 0 impediram Bebeto de conquistar pela segunda edição seguida o título mundial. O incidente com Ronaldo, que passou mal antes do jogo, foi determinante como o próprio Bebeto admitiu recentemente a um podcast liderado por Denilson na “Band”. Se o Brasil jogasse dez vezes com a França a gente ganharia nove. Perdemos pelo que aconteceu com Ronaldo – disse ele.

A maior decepção de Bebeto

Bebeto em Botafogo x São Paulo no Maracanã | Torneio Rio-São Paulo 1998
Bebeto não ganhou a Copa do Brasil de 1999

Apesar de ter perdido uma final de Copa do Mundo, Bebeto é um exemplo de como o Botafogo marca a carreira de um jogador. Isso porque mesmo depois do que aconteceu na França, ele aponta um jogo com a camisa botafoguense como a maior decepção de sua vida. Trata-se da final da Copa do Brasil de 1999.

O Botafogo perdeu para o Juventude com erros grosseiros de arbitragem. Foi a maior decepção da minha vida. A gente tinha tudo para ser campeão. Fomos roubados – disse ele ao podcast “Fora de Jogo”.

MAIS! Frase de Textor dá sinal animador para 2023

Bebeto defendeu o Botafogo entre 1998 e 1999. Foi campeão do Rio-São Paulo no primeiro ano e vice da Copa do Brasil na sua segunda temporada no clube. Sempre que vestiu a camisa botafoguense e da Seleção Brasileira deu o máximo do seu futebol em campo.

Notícias relacionadas