Chay chegou ao Botafogo para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro do ano passado e logo se firmou como uma das mais importantes peças da equipe. Foi decisivo em vários jogos e deixou evidente que não permitiria passar a maior oportunidade de sua carreira. Fez por merecer todos os elogios que recebeu e a permanência no clube. Tanto que apesar da chegada de reforços para 2022, carregou por um tempo as esperanças da torcida mesmo na elite do futebol brasileiro. Mas a atuação contra o Fluminense deixa visível a necessidade de se conversar sobre o futebol do jogador.
MAIS! Botafogo tem fórmula definida para a janela
Chay já não vinha jogando bem. Teve alguns problemas físicos, visitou o departamento médico e isso logicamente pesa. Mas o que vimos em campo contra o Fluminense em nada lembra o jogador de 2021. Foi uma atuação patética. Errava ao conduzir a bola e ao tentar dar ritmo ao jogo. Se tornava uma presa fácil, irritando os torcedores que compareceramn ao Niltão e os que assistiram ao jogo pela televisão.
MAIS! Textor vai ter que ser misto de Emil e Bebeto
Antes que digam que ele não é nível de Série A, que tinha limites na Série B e por aí vai, precisamos entender o ritmo do Brasileirão e ver o nível da maioria dos jogadores. Uma simples análise deixará claro que Chay tem bola para render muito mais do que vimos mesmo na elite.
Chay ainda pode ajudar muito

Aos 31 anos Chay continua tendo a grande oportunidade de sua carreira. Mas precisa melhorar seu futebol. Hora de visitar o que fez em 2021, analisar o que está de diferente e buscar os progressos necessários. Com a falta de talento que o time apresenta no meio, algo que pode ser corrigido nesta janela de reforços, Chay tinha tudo para chamar para si a responsabilidade, como fez em 2021.
MAIS! As precipitadas análises sobre o Botafogo
Se continuar jogando a bolinha que vimos diante do Fluminense, vai rapidamente cair em esquecimento se John Textor conseguir emplacar alguns reforços de qualidade para a criação de jogadas. E se isso acontecer será da reserva para o lado de fora do clube. O que seria péssimo pois tem potencial para ajudar.