O Botafogo vem de duas derrotas consecutivas, em clássicos, para Vasco e Flamengo. Mostrou um grande desequilíbrio com cinco expulsões. Deixou a zona de classificação para as semifinais do Campeonato Carioca. Fez um jogo ruim no fim de semana. Ingredientes que parecem indicar uma crise no Botafogo. Mas não é hora para isso. Muito menos nas vésperas da estreia na Copa do Brasil, em um duelo eliminatória. Aceitar a crise é perder para si mesmo.
Parece que estou no voltando no fim da década passada, quando o time perdeu três finais seguidas para o mesmo rival. Sofrendo com constantes erros de arbitragem, perdeu o equilíbrio em vários torneios. Mergulhou em crises que poderiam ter sido evitadas. Viu a Era Cuca, que poderia ser vitoriosa, ir para o espaço.
MAIS! O discreto crescimento de um jovem no Botafogo
Agora vamos com cautela. Por mais que muitos batam na SAF, e eu mesmo tenho minhas críticas por conta do fracasso de algumas situações de mercado, não podemos negar que o time que se tem hoje está longe de ser horroroso. Bem o mal, o clube vai caminhando em progressos. Talvez não no ritmo idealizado. Mas isso tudo é análise, o importante é irmos para os fatos concretos.
Não podemos considerar que o time jogou mal contra o Vasco, uma vez que Adryelson cometeu um erro infantil e <a href="https://www.fogaonet.com/blog-do-mansell/adryelson-Rafael-e-arbitragem-derrotam-o-botafogo/”>comprometeu o clássico. É preciso sim trabalhar Rafael, que já vinha nervosinho muito antes do que vimos naquele dia.
Contra o Flamengo sim uma atuação bizarra. Quase todo o time jogou mal, Luís Castro não conseguiu se impor e os atletas perderam a cabeça por contas da arbitragem. São coisas que precisam ser trabalhadas, mas que não jogam o Botafogo em crise profunda.
MAIS! Site espanhol coloca Di María na rota do dinheiro do Botafogo
Botafogo pode se classificar

Por fim tem a questão de estar fora da zona de classificação. Mas vale lembrar que o Botafogo foi o único que jogou todos os clássicos. Flamengo ainda vai fazer dois e Vasco e Fluminense terão mais um. Eles perderão pontos entre eles. Acho precipitada qualquer análise colocando o Botafogo fora da disputa ou em crise por conta da provisória quinta colocação.
MAIS! É impressionante o que Joel Carli faz no Botafogo
Então está tudo um mar de rosas? Não. Luís Castro precisa dar um melhor padrão ao time e devolver equilíbrio aos jogadores. Além disso John Textor precisa sim de algumas boas respostas no mercado. A saída de Jeffinho por exemplo não foi esquecida. A janela precisa ser melhor. Podemos e devemos cobrar. Mas não vamos fazer uma tempestade e até mesmo colocar a temporada em risco. Muitas vezes o Botafogo fez isso e seus rivais adoraram.