O Botafogo precisa vencer o Flamengo neste sábado, no Niltão, para se distanciar ainda mais da zona de rebaixamento. E o ano de 1999 serve de inspiração para os jogadores que vão atuar neste jogo. No Campeonato Brasileiro daquela temporada o Alvinegro entrou em campo para enfrentar o rival em situação pior do que a do atual momento. O Glorioso estava na lanterna e seriamente ameaçado de rebaixamento.

Após alguns técnicos fracassarem Antônio Clemente, então supervisor, tinha assumido o comando e o Alvinegro vinha dando sinais de reação. No jogo anterior o Botafogo venceu o Paraná Clube, em Curitiba (PR), por 3 a 2 em um duelo eletrizante. Mas o Flamengo era o favorito.

O primeiro tempo foi morno, porém, o Botafogo foi prejudicado pela arbitragem. Rodrigo Beckham foi lançado, cruzou e Valdir Bigode foi empurrado na hora da finalização. O árbitro Jorge Travassos anotou a penalidade, mas recuou após perceber que o assistente, equivocadamente, marcou impedimento. Valdir e Jorge chegaram a discutir e o jogador deixou o gramado dizendo que o juiz havia falado que queria que o “Botafogo se dane”. Travasssos ameaçou processar o artilheiro, mas o caso não seguiu.

Botafogo virou com gol no fim

Na segunda etapa Caio, hoje comentarista de TV, abriu o placar para o Flamengo. Poucos minutos depois Sandro, o zagueiro-artilheiro e canhão de General, decretou a igualdade. No último lance do jogo Valdir aproveitou rebote do goleiro e empurrou para a rede, definindo a vitória de um time que foi guerreiro os noventa minutos.

Apesar de ser um time limitado, o Botafogo tinha alguns bons nomes. A equipe naquele dia formou com: Wagner, Luís Paulo, Sandro, Jorge Luiz e Clóvis; Reidner (Baltazar), Marcelinho Paulista, Leandro Augusto e Rodrigo Beckham; Zé Carlos (Darci) e Valdir Bigode (Bandoch). Que a atuação desses 11 atletas naquele clássico inspire o time para sábado.

LEIA TAMBÉM:
CEP ou Mufarrej? deixo a escolha para depois
Vamos falar de arbitragem?
O preço da indefinição: Botafogo já compromete 2019
Botafogo pode precisar repetir 2012
Botafogo: Faltam quatro pontos e o Paraná
Botafogo x Roger: Atacante perdeu chance de ficar calado
Botafogo não pode ceder Caio Alexandre de graça