O Botafogo enfrenta o Goiás neste domingo, em Goiânia, defendendo os cem por cento de aproveitamento no Campeonato Brasileiro. Os dois clubes têm histórias que se cruzam pelos pés de alguns jogadores talentosos. Vários nomes que se destacaram no clube verde, atuaram pelo Botafogo.
O maior deles sem dúvida nenhuma é Túlio Maravilha. O grande presente do futebol goiano ao Botafogo. mas a lista conta com outros jogadores que de alguma forma marcaram a história botafoguense.
MAIS! Botafogo segue dando trabalho aos especialistas
Abaixo os talentos que o Goiás criou e o Botafogo aproveitou:
Carlos Alberto Santos

Cria das categorias de base do Goiás, o volante Carlos Alberto Santos defendeu o Botafogo entre 1987 e 1992. Depois foi jogar no futebol japonês. Foi bicampeão estadual pelo Botafogo, no histórico time de 1989/1990. Apontado por Zico como um dos grandes volantes dos anos 80 e 90.
Carlos Magno

Destaque do Goiás nos anos 80, Carlos Magno foi trazido em 1986 ao Botafogo como uma grande solução. Sua contratação teve grande impacto na mídia. Mas ele não conseguiu repetir no Glorioso o bom futebol dos tempos de Goiás. Tanto que em 1989 acabou retornando ao clube verde. Era um período complicado no Botafogo, com vinte anos sem título. Por isso sou um pouco mais Goiás – disse ele em 2019 ao portal “Sagres”.
MAIS! Méritos do Botafogo em 2023 vão além dos resultados em campo
Wilson Goiano

O lateral-direito surgiu no Goiás, onde atuou por cinco anos. Em 1995 chegou ao Botafogo para ganhar vários títulos, como o Brasileirão de 1995, o Estadual de 1997 e o Rio-São Paulo de 1998. Tinha um cruzamento espetacular. Túlio diz que deve muitos gols a ele.
Túlio Maravilha

Por falar em Túlio Maravilha, foi o maior presente que o futebol do Goiás nos deu. Cria do Goiás, chegou ao Botafogo em 1994 para formar uma geração de torcedores.
MAIS! O cuidado que o Botafogo deve ter na próxima janela
Reidner
Trabalhando como bancário, Reidner chamou a atenção durante algumas peladas dos olheiros do Goiás, clube em que conquistou vários títulos. Em 1999 se transferiu para o Botafogo. Foi o autor do gol único na vitória sobre o Guarani no Maracanã que evitou o rebaixamento do Botafogo no Brasileirão daquele ano. Era um dos poucos poupados pela torcida na época.
MAIS! O futuro de Di María e o Botafogo
Túlio Guerreiro

Outra cria do Goiás que fez bonito no Fogão. Defendeu o clube na campanha do acesso em 2003. Além da garra em campo, ficou marcado por revelar que nas brincadeiras com o filho chamava os monstros e bruxas de Flamengo.
Dill

O atacante, cria do Goiás, foi um dos destaques do Botafogo na campanha do acesso em 2003.
MAIS! A piada pronta da CBF contra o Botafogo
Erik

Um dos jogadores que mais empolgaram os botafoguenses em um passado recente, Erik é cria do Goiás.