Um dos grandes desafios do Botafogo na temporada será nesta quinta-feira, quando o Glorioso encara o Palmeiras, talvez o grande favorito ao título do Campeonato Brasileiro. O jogo vai ser na casa do rival, o Estádio Allianz Parque, em São Paulo (SP). O Verdão que vai enfrentar o Botafogo não terá seu craque, Raphael Veiga. Mas ganhou uma motivação extra para buscar os três pontos diante de sua torcida.
MAIS! Botafogo tem oportunidades e desafios na janela
A motivação extra é que o Palmeiras poderá assumir a liderança do Brasileirão. Com a derrota de 1 a 0 do Corinthians para o Cuiabá, na abertura da rodada, o Verdão vai ficar em primeiro lugar caso derrote o Botafogo. O time soma 16 pontos, dois a menos que o Timão.
MAIS! As certezas que Castro precisa ter após derrota para Goiás
Mas nem tudo são flores pelo lado verde. O Palmeiras perdeu sua referência. O meia Raphael Veiga sofreu uma lesão na coxa direita no empate sem gols com o Atlético-MG, no domingo, e fica de fora. Rafael Navarro, velho conhecido botafoguense, entrou em seu lugar. Mas nada garante que ele será a escolha de Abel Ferreira. Isso porque o meia Danilo e o goleiro Weverton voltam depois de servirem à Seleção Brasileira em amistosos e ficam à disposição. Assim Gustavo Scarpa jogará mais liberado para criar jogadas e chegar no ataque.
Palmeiras cai de produção sem Veiga

Outros desfalques ficam por conta do paraguaio Gustavo Gómez e do chileno Benjamín Kuscevic, ainda com suas seleções, e que desfalcam a zaga.
MAIS! A tranquilidade no olhar dos botafoguenses
Sobre o desfalque de Raphael Veiga, o Palmeiras sente quando ele não está em campo. Segundo levantamento da Gazeta Esportiva, com Veiga em campo em 2022, o Palmeiras possui 31 jogos, com 24 vitórias, quatro empates e três derrotas, gerando um aproveitamento de 80%. Já sem o meia, a equipe possui seis partidas disputadas, com três triunfos e três igualdades, um aproveitamento de 66,6%. Os números de Raphael Veiga na temporada são expressivos, com 31 jogos, 18 gols e sete assistências. O meia de 26 anos possui um tento e três passes para gol neste Campeonato Brasileiro. Ou seja, sem ele o Palmeiras não é o mesmo.
MAIS! Janela vai definir planos do Botafogo na temporada
Apesar da ausência do craque, não há muito o que comemorar. O rival entrará em campo forte. E isso se mostra por um esboço da escalação, ainda não divulgada: Weverton, Marcos Rocha, Luan, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino, Danilo e Gustavo Scarpa; Dudu e Rony. Mas como o Botafogo gosta de surpreender nesses jogos…