Botafogo faz sequência melhor contra ‘times de verde’ no Brasileirão-2022, mostra elenco maduro e passa a ter esperança com Libertadores

12 comentários

Carlos Eduardo Sangenetto

Carlos Eduardo Sangenetto

Compartilhe

Vitórias do Botafogo sobre Coritiba e Goiás | Campeonato Brasileiro 2022
Vítor Silva/Botafogo

O desempenho muito ruim do Botafogo contra os times de cor verde no primeiro turno do Brasileirão-2022 chamou atenção principalmente dos alvinegros supersticiosos. Na sequência contra América-MG, Coritiba, Goiás e Palmeiras, o time do técnico Luís Castro somou apenas um ponto e ligou um sinal de alerta para o clube, que despencou do G-6 para beirada da zona de rebaixamento e sofreu com a invasão de torcedores ao CT após a derrota para o Avaí na rodada seguinte. Foi a primeira crise esportiva da SAF. No entanto, o ambiente melhorou um turno depois. Com o elenco reforçado, a equipe ficou muito mais madura, conseguiu melhores resultados e passa a almejar voos mais altos.

Na primeira parte do campeonato, o Botafogo empatou em 1 a 1 com o América-MG, perdeu por 1 a 0 para o Coritiba, foi derrotado de virada pelo Goiás por 2 a 1, com dois gols de Pedro Raul, e levou uma goleada do Palmeiras por 4 a 0.

Botafogo fez apenas um ponto nos jogos contra América-MG, Coritiba, Goiás e Palmeiras no 1º turno do Brasileirão-2022 (Foto: Reprodução/Google)

A história foi diferente no segundo turno. Muito mais encorpado com a chegada de reforços da segunda janela de transferências, o Fogão somou sete pontos. Empatou com o América-MG novamente, desta vez sem gols, bateu o Coritiba no Nilton Santos por 2 a 0, venceu o Goiás fora de casa por 1 a 0, com gol de Del Piage, e perdeu novamente para o líder Palmeiras, mas desta vez em um jogo muito mais equilibrado, inclusive abrindo o placar.

Para se ter uma ideia do novo Botafogo que foi formado, do time-base deste primeiro trecho do campeonato, são seis os jogadores que seguem figurando como titulares: o goleiro Gatito Fernández, o zagueiro Victor Cuesta, o lateral-direito Saravia, os meio-campistas Tchê Tchê e Lucas Fernandes e o atacante Victor Sá. A equipe foi atualizada e se consolidou com Adryelson e Marçal na defesa, Eduardo na criação, e Tiquinho Soares e Jeffinho no ataque.

Banner da loja do FogãoNET

Vaga na Libertadores é esperança 🍀

Os resultados recentes positivos também causaram efeitos na classificação. Se a performance ruim da 6ª a 9ª rodada fez o Botafogo cair para 15ª colocação e se preocupar seriamente com a zona de rebaixamento, os pontos colhidos nos últimos jogos colocaram o Alvinegro na metade de cima da tabela, em 10º lugar, a cinco pontos do G-8 e sonhando com uma vaga da Libertadores de 2023.

📊 Classificação atualizada do Brasileirão-2022:

Classificação fornecida por Sofascore

Fonte: Redação FogãoNET

Notícias relacionadas